Quissamã celebra o Dia do Homem com ações educativas nesta sexta-feira (15)

Nesta sexta-feira (15), a Secretaria de Saúde de Quissamã, por meio do Programa do Homem, celebrou no hall da prefeitura, durante o turno da manhã, o Dia do Homem. A ação teve como tema, “Homem também se cuida” e nela foi ofertada teste de glicemia, aferição de pressão arterial, agendamento de consultas, vacina contra a Influenza (gripe), distribuição de panfletos informativos, orientações em geral e esclarecimento de dúvidas.
O dia visa alertar os homens sobre a importância da prevenção, tratamento e recuperação de enfermidades, principalmente para os que estão na faixa etária de 20 a 59 anos, onde há maior incidência de doenças preveníveis. Vale ressaltar que a data foi criada em 1999 pelo médico Jerome Teelucksingh, de Trinidad e Tobago, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Programa Saúde do Homem promove a saúde primária motivando o paciente a realizar exames de rotina, com a intenção de detectar doenças decorrentes do seu estilo de vida. “É necessário que esses exames sejam feitos pelo menos uma vez por ano para que as doenças mais comuns possam ser diagnosticadas e tratadas rapidamente”, afirmou o coordenador do Programa, Antônio Carlos Silva.
A Saúde do Homem constitui uma área da Saúde Pública que tem como foco de estudo e intervenção as relações entre o trabalho e a saúde integral. Tem como prioridade a promoção, recuperação e a proteção da saúde do homem jovem e adulto, por meio do desenvolvimento de cuidados específicos e ações de vigilância dos riscos presentes nos ambientes e condições de trabalho, dos agravos à saúde do trabalhador, a organização e prestação da assistência aos homens empreendendo procedimentos de diagnóstico, tratamento e reabilitação de forma integrada, no SUS.
“Homens costumam ir menos ao médico, dão pouca atenção a pequenos sintomas que surgem no dia a dia e, muitas vezes, acham que se preocupar com a saúde não é importante. Quando se trata de saúde e bem-estar, uma parcela considerável dos homens ainda é muito negligente. Esse é um dos motivos que levam os brasileiros a terem menor expectativa de vida do que as mulheres”, afirmou Antônio.
O coordenador do Programa falou ainda sobre a importância de conscientizar a população masculina sobre os exames preventivos para o diagnóstico e combate a doenças, como o câncer de próstata. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre os homens, no entanto, se diagnosticado precocemente, tem um alto índice de cura. “Homens, não esperem o novembro azul para começarem cuidar da saúde”, finalizou Antônio.
O servidor da Câmara Municipal, Eduardo Franklin, de 60 anos, que veio à prefeitura somente para participar da ação, falou sobre a importância delas serem constantes. “O homem normalmente fica com muitas responsabilidades na cabeça e acaba deixando para depois, o principal, que é a sua saúde. Precisamos focar mais em nós, na prevenção e no acompanhamento da saúde, por isso as ações são tão importantes, pois nos lembram do óbvio”, declarou Eduardo.