Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Quissamã celebra Dia Nacional do Teste do Pezinho

Quissamã celebra Dia Nacional do Teste do Pezinho

O Dia Nacional do Teste do Pezinho, celebrado nesta segunda-feira (06), foi criado para conscientizar a população sobre a importância deste exame para a saúde e qualidade de vida dos bebês. A data será comemorada na próxima quinta-feira (09), as 14h, no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas com uma roda de conversa para as gestantes, com os temas: Teste do Pezinho / Triagem Neonatal.
Gratuito e obrigatório para todos os recém-nascidos brasileiros, o Teste do Pezinho faz parte do Programa de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde, que trabalha na triagem e acompanhamento de seis doenças e entre elas: Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência da Biotinidase, Anemia Falciforme, Hipotireoidismo Congênito e Fenilcetonúria.
O teste deve ser realizado entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê no Centro de Saúde, às terças e quintas-feiras das 8h30 às 12h, mediante apresentação da certidão de nascimento do RN ou Declaração de Nascido Vivo (DNV), Caderneta da Criança e CPF da mãe. O procedimento é simples, rápido e pode fazer toda a diferença, com apenas algumas gotinhas de sangue coletadas do calcanhar.
A coordenadora do Programa da Criança e do Adolescente, Flávia Batista, falou sobre a importância do teste. “Essa simples prática, auxilia no diagnóstico precoce, a identificar e impedir o desenvolvimento de doenças durante a vida da criança. Além disso, o Teste do Pezinho previne doenças graves que causam sequelas irreparáveis no desenvolvimento mental e físico da criança”, disse.
No primeiro quadrimestre de 2022, que compreende o período de 01 de janeiro à 31 de abril, foram realizados um total de 90 Testes do Pezinho, sendo 87 de primeira coleta e três de segunda coleta em função da prematuridade e baixo peso, explicou Flávia.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.