Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Quissamã celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com ação informativa e educativa

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado nesta quarta-feira (5) e a data foi marcada em Quissamã por uma ação da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, realizada no hall de entrada da Prefeitura.

A ação contou com a apresentação de um vídeo com os diversos projetos e ações desenvolvidas no município; distribuição de mudas de espécies arbóreas nativas da mata atlântica como a Pitomba, Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Araçá Úna, Cabeludinha, Jabuticaba e Bacupari; jogo de perguntas e respostas com os temas Resíduos Sólidos, Unidades de Conservação e Recursos Hídricos e ainda, explanação sobre o recebimento de esponjas usadas de limpeza produzidas de fibra sintética, para realização da destinação correta desse resíduo.

O vice-prefeito Marcelo Batista acompanhou a ação e comentou o direcionamento do município referente às questões ambientais e de conservação.

“Cada medida que adotamos em defesa do meio ambiente em Quissamã é fundamental para edificarmos um município atuante na conservação. Ações cotidianas quando realizadas com base na percepção ambiental estabelecem padrões de cuidado que inspiram uma maior atenção ao meio ambiente”, avaliou Marcelo Batista.

Também foram apresentados os projetos desenvolvidos no município e a divulgação dos resultados positivos alcançados, como o 1° lugar no Estado do Rio no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-Br) e o 4º lugar no quesito Tratamento de Esgoto, um dos temas de avaliação para os números finais do ranking do ICMS Ecológico, que aponta Quissamã na 15ª posição no somatório de todos os itens, entre os 92 municípios do Estado do Rio.

“Em um momento tão significativo como o Dia Mundial do Meio Ambiente, destacamos as iniciativas de Quissamã na promoção de um futuro sustentável. Por meio de ações educativas e de sensibilização, como a distribuição de mudas nativas e o fortalecimento do ProMEA, reafirmamos nosso compromisso com a conservação ambiental. É gratificante para nossa secretaria liderar projetos que não apenas respeitam, mas também celebram a rica biodiversidade de nossa região”, enfatizou o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Luiz Carlos Fonseca.

Durante o evento, a engenheira florestal Manon Perdomo comentou as iniciativas no município.

“Em Quissamã contribuímos para a educação ambiental e a gestão sustentável dos recursos naturais. Através de atividades interativas e programas como o ProMEA e o PMMA, estamos solidificando o caminho para que as futuras gerações herdem um ambiente mais equilibrado e juntos, podemos fazer a diferença”, disse Manon.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.