Quissamã foi palco, na noite da sexta-feira (9), de uma celebração especial da música brasileira com a exibição gratuita do aclamado documentário “Nada Será Como Antes – A música do Clube da Esquina”, no auditório da Prefeitura, e a apresentação da Banda Musical União Quissamaense, na praça Mário Moreira. O evento contou com a presença do prefeito Marcelo Batista; da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Valquíria Barcelos; da vice-prefeita e secretária de Saúde, Sabrine Pereira; representantes da estrutura de Governo, e do público em geral.
A sessão integrou um circuito especial que leva o filme a diversas cidades do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover o acesso democrático à cultura e valorizar a memória da música popular brasileira.
A iniciativa conta com o apoio à distribuição do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Paulo Gustavo. A distribuição é da Lira Filmes, com co-distribuição da Vitrine Filmes e realização da Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, e da Paladina Filmes.
O documentário, dirigido por Ana Rieper, conduz o público por uma viagem no tempo ao explorar o processo criativo de artistas consagrados como Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Wagner Tiso e Toninho Horta. Com entrevistas e imagens de arquivo, o filme mostra como referências musicais, poéticas e paisagísticas deram origem ao icônico álbum Clube da Esquina, lançado em 1972.
Após a exibição, o prefeito Marcelo Batista destacou a importância do projeto. “É um orgulho recebermos um filme tão emblemático em Quissamã. Democratizar o acesso à cultura é uma das nossas prioridades, e momentos como esse reforçam o valor da arte em nossa sociedade.”
O secretário Arnaldo Mattoso também comentou a ação. “Trazer esse tipo de produção para Quissamã é essencial para aproximar a população de obras que contam a história da música popular brasileira e fortalecem nossa identidade cultural.”
Já a diretora Ana Rieper, presente na exibição em Quissamã, enfatizou o propósito do circuito. “A ideia é exatamente essa, facilitar o acesso da população a conteúdos culturais relevantes. Queremos que o filme seja visto por todos, especialmente por quem, muitas vezes, não tem oportunidade de estar em uma sala de cinema”, ressaltou.
Logo após a exibição do filme, na Praça Mário Moreira, a noite cultural teve sequência com a apresentação da centenária Banda União Quissamaense. O público foi agraciado com um repertório rico do cancioneiro popular, preparado e executado em homenagem ao Dia das Mães.
Alrenio Belarmindo, presidente da Banda Musical, falou desse momento especial. “Preparamos um repertório para homenagear as mães com músicas que se destacaram no cenário da música popular brasileira, e clássicos internacionais. Ficamos felizes e emocionados em poder proporcionar essa homenagem. Agradecemos a parceria sempre da Prefeitura de Quissamã e da Rádio Quissamã”, disse.
A Banda Musical União Quissamaense está com turmas abertas para o aprendizado e prática de instrumentos de sopros. As aulas acontecem, de forma gratuita, segunda-feira, terça-feira, quinta-feira e sexta-feira, de 18h às 19h30. E às quartas-feiras, acontece o ensaio geral. Às 19h30.