Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Tempo Agora

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Quissamã celebra 30 anos de história, lutas e conquistas

Uma missa solene em Ação de Graças pelos 30 anos de emancipação político-administrativa de Quissamã lotou a Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro, no Centro, na noite de sexta-feira (4). Em seguida, a Banda Cortina di Vidro garantiu o lazer e diversão dos munícipes, em show com repertório eclético na Praça Brigadeiro José Caetano. O evento foi organizado pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria Especial de Cultura e Lazer.
A missa, celebrada pelo padre Marcus Vinicius Falcão, contou com a presença dos fiéis, da prefeita Fátima Pacheco, vice-prefeito Marcelo Batista, do presidente da Câmara Municipal, Luciano Pessanha, vereadores, secretários, coordenadores e servidores. Durante a celebração, o padre lembrou a luta dos emancipacionistas, um povo simples e fiel – como consta no hino da cidade, e que com garra, força e determinação lutaram para que o então distrito de Macaé se tornasse município. “Hoje, com a graça de Deus, comemoramos 30 anos de emancipação de Quissamã, que é conhecida não só por suas belezas naturais, como o Parque de Jurubatiba e as lagoas, nem só por seus patrimônios históricos culturais, mas principalmente por seu povo simples e fiel, que muito antes da emancipação já vinha construindo a história da cidade. Um povo que luta e que segue seu caminhar com a fé em Deus. Por isso, eu digo que a maior riqueza da cidade é a sua gente”, disse o pároco, acrescentando ainda que a história do lugar ultrapassa o tempo que Quissamã é município. “A cidade é uma jovem centenária, uma vez que sua verdadeira história não começou a ser trilhada no dia emancipação, e sim muito antes dessa data”, completou.
Convidada a fazer o uso da palavra, a prefeita Fátima Pacheco e o vice Marcelo Batista destacaram a alegria em fazer parte da história da cidade, que vai superando os desafios, as dificuldades e buscando novas conquistas. “É muito bom poder compartilhar com vocês esse dia tão especial, data em que comemoramos o aniversário administrativo de nossa cidade, cuja história começou muito antes da emancipação, com gente da nossa terra, como dona Leda, além de ex-prefeitos, ex-vereadores, servidores, que juntos, construíram essas memórias. Passamos por momentos difíceis, mas chegamos em 2019 com boas notícias. Tivemos melhorias na arrecadação, estamos articulando em Brasília, e com fé em Deus vamos fazer mais por nossa cidade. Gostaria de dizer ainda que ninguém governa sozinho e sem atribulações, mas com entusiasmo e cabeça erguida, vamos continuar trabalhando por nosso município, ressaltou Fátima.
“É um momento de agradecer a Deus e a todos que ajudaram a plantar a semente da emancipação e também de fazermos uma reflexão sobre a história da cidade, que há exatos 30 anos pertencia ao município de Macaé. Após a emancipação político-administrativa, Quissamã começou a caminhar com próprias pernas e então melhor atender seus munícipes. Que juntos possamos trabalhar cada vez mais em prol da cidade”, acrescentou o vice-prefeito.
O aniversário administrativo foi coroado com a participação da Banda Cortina di Vidro, de Campos dos Goytacazes. “Foi um grande prazer fazer parte das comemorações desses 30 de Quissamã, um município maravilhoso e acolhedor. Somos uma Banda Baile conhecida pelas misturas de ritmos com sertanejo, pop, internacional, forró, axé e músicas do momento para atender todos os gostos. Agradecemos ao carinho e receptividade de todos”, disse o vocalista da Banda Sílvio Machado.

Galeria de Fotos