Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Quissamã celebra 25 anos do PAI com emoção e reconhecimento

Um momento de fé, gratidão e celebração marcou o culto ecumênico em ação de graças pelos 25 anos do Programa de Atenção à Pessoa Idosa (PAI) de Quissamã. A cerimônia, realizada na manhã desta quinta-feira (10), no auditório da Prefeitura, reuniu autoridades e participantes do programa para celebrar duas décadas e meia de dedicação e cuidado com os idosos do município.

O evento foi conduzido pelo padre Lucemar, da Paróquia Nossa Senhora do Desterro, e pela pastora Aparecida Andrade, da Igreja Pentecostal Justiça Nossa, em Pindobas, simbolizando a união de crenças em torno de um propósito comum. A programação contou ainda com apresentação do Coral, sob a regência do maestro Júnior, e exibição de um vídeo com depoimentos das participantes do programa, Nice e Neuza, que compartilharam suas experiências.

Atualmente, o PAI em Quissamã atende mais de mil idosos, promovendo atividades em diversas localidades, incluindo Centro, Santa Catarina, Penha e Barra do Furado. O programa se destaca pelo impacto positivo na vida dos participantes, entre eles três usuários centenários: Dona Maria do Nascimento, de 103 anos; Seu Erotildes Azevedo, de 101; e Dona Anedina dos Santos, de 100.

Um exemplo inspirador é Dona Dalila Coutinho Manhães, de 90 anos, que ingressou no programa em 2001, aos 66. Após um período de reclusão devido à perda do filho, ela encontrou no PAI um novo sentido para a vida. “Depois que eu entrei no PAI, minha vida mudou. Tenho mais qualidade de vida, fiz novas amizades e até ando de bicicleta. O PAI me tirou de dentro de casa, me deu vida”, disse Dona Dalila.

O prefeito Marcelo Batista ressaltou o papel dos idosos como alicerce das famílias. “Vocês são a base da família e, sem ela, a família não está completa. Então é isso que a gente quer: cada vez mais fortalecer essa estrutura familiar. Que possamos levar, para todas as gerações, toda essa história que construímos juntos, todo esse trabalho social de transformação. Vocês, idosos, são experiência viva”, declarou.

A secretária de Assistência Social e primeira-dama, Valquíria Barcelos, expressou sua gratidão aos participantes. “Hoje, por meio deste momento singelo, mas feito com muito carinho, comemoramos os 25 anos do nosso programa. Os parabéns vão para cada um, porque vocês fazem parte da nossa história e contribuíram para que o município chegasse onde está. Só temos a agradecer”, destacou.

A subsecretária de Assistência Social, Rosane Barros, resumiu o legado do programa: “São 25 anos de amor, cuidado e proteção , um legado de dignidade e respeito para os idosos”. Já a coordenadora do programa, Sônia Gomes, destacou a essencialidade do PAI: “O PAI é a vitamina dos idosos. Muitos deles não ficam sem. Isso mostra o quanto o programa é fundamental para a saúde e o bem-estar de cada um”, afirmou.

Também prestigiaram o evento o vereador Cássio Reis; o secretário de Governo, Róbisson Serra; o chefe de Gabinete, Márcio Fernandes; o secretário de Licitações e Contratos, Donato Tavares; a secretária de Habitação, Andréa Pacheco; e a subsecretária de Habitação, Thamires Freitas.

As comemorações dos 25 anos do PAI continuam nesta sexta-feira (11), com mais atividades programadas para as 13h30, no Clube Recreativo Quissamã.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.