Quissamã celebra 200 anos da Independência do Brasil com desfile cívico

Nesta quarta-feira (7), a Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu o tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro em conjunto das escolas, forças de segurança, e instituições da cidade. Evento contou com grande participação da população para a celebração bicentenário de Independência do Brasil.

As comemorações foram abertas no jardim da sede da Prefeitura Municipal às 8h, com o hasteamento das bandeiras de Quissamã, Rio de Janeiro e do Brasil, enquanto a Banda Musical União Quissamaense executava o hino Nacional e em seguida, o hino de Quissamã. A prefeita Fátima Pacheco, o vice-prefeito Marcelo Batista, o Secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Vitor Arquejada e demais autoridades participaram da solenidade e seguiram para o palco para acompanhar o desfile na avenida Barão de Vila Franca.

Segundo a prefeita Fátima Pacheco, a data deve ser sempre lembrada com entendimento de liberdade e democracia. “Comemorar o bicentenário Independência do Brasil é ainda mais significativo. E também é muito bonito ver o grande comparecimento da população e a felicidade que nossos alunos estavam em desfilar no dia de hoje. É fundamental que saibam desde cedo a importância desse ato, da cidadania que exercemos por estarmos em um país democrático. Temos sempre que acreditar que a união do nosso povo faz a diferença”, disse.

Liderado por agentes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM) e Agente Mirim, o cortejo teve início no trecho de encontro com a avenida Fernando Caldas Carneira da Silva Coronel Antônio Alves Pereira e seguiu até a praça Central.

Em seguida, o pelotão das bandeiras, bandas marciais e as corporações musicais entraram na avenida, representados por alunos das escolas CENE; Colégio Cenecista; além do IFF – Campus Quissamã, e pelas escolas municipais Ciep Brizolão 465 – Dr. Amílcar Pereira da Silva; Prof. Maria Ilka; Délfica de Carvalho; Prof. Nelita Barcellos; Prof. Maria de Lourdes; Prof. Tânia Regina Paula; Prof. Miguel Ângelo da Silva Santos. Lucas Rafael, deficiente visual, aluno do Miguel Ângelo, deu um show no repique durante a apresentação da Escola. O Projeto Associação Cultural Construindo Sonhos encerrou o desfile.