Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Quissamã: Campanha de conscientização do Maio Amarelo vai às ruas para realizar blitz no trânsito

Quissamã: Campanha de conscientização do Maio Amarelo vai às ruas para realizar blitz no trânsito

A Prefeitura de Quissamã, através das Secretarias de Saúde, Educação e Segurança Pública e Trânsito, realizou, nesta quarta-feira (25), uma ação educativa de conscientização sobre o Maio Amarelo. Na abertura do evento, a instrutora e educadora de trânsito da Demutran, Angela Mamede, passou as orientações comportamentais de como os alunos e participantes do projeto Jovens em Ação, deveriam atuar no evento para abordarem os motoristas com segurança.
Com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, a campanha de 2022 visa reduzir acidentes e evitar mortes. A iniciativa tem a organização da Guarda Municipal e do Departamento Municipal de Trânsito. Luís Felipe Fidelis, Guarda Civil Municipal da Ronda Escolar falou sobre a importância dos itens de segurança obrigatórios, que exercem a função de reforçar a proteção para os motoristas e pedestres que circulam pelas ruas.
O conhecimento sobre os itens de segurança automobilística é importante não apenas para garantir a segurança do motorista e dos passageiros, mas também para evitar as penalidades impostas. Ao circular com o carro sem esses itens, o condutor pode ser multado, perder pontos na carteira de habilitação e, em alguns casos, ter o veículo apreendido.
Foram distribuídos panfletos educativos para todos os motoristas parados na blitz educativa, por aproximadamente 60 alunos do 8º e 9º ano do CIEP Brizolão 465 Dr. Amilcar Pereira Da Silva, acompanhados pelas professoras de Língua Portuguesa, Cristiane Melo e de História, Mara Cristina Azeredo, além dos 30 participantes do Projeto Jovens em Ação.
Para a coordenadora do Programa Saúde da Escola, Maria Aparecida Barcelos, a campanha tem a função de conscientizar o cidadão sobre a importância da segurança viária e alertar os motoristas que a responsabilidade ao volante é fator determinante para o número de acidentes, mortos e feridos. “Em Quissamã, o alto índice de acidentes graves e fatais têm como causa principal, as falhas humanas, o que é alarmante”, afirmou.
Vitória Viana, de 15 anos, do Jovens em Ação, deu a sua declaração. “Participei da palestra semana passada e pude perceber que por sermos mais novos, somos mais afoitos. Tenho amigos que já pilotam motocicletas e dirigem carros, antes de alcançarem a maior idade. Isso é muito preocupante, pois eles podem causar uma tragédia pela falta de experiência, pela necessidade de autoafirmação. Precisamos saber que tudo tem um tempo certo para acontecer”, finalizou.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.