O município de Quissamã — reconhecido como Capital Cultural da Costa do Sol — marcou presença nesta sexta-feira (25) na capacitação do Programa Novas Rotas, iniciativa do Governo Federal que visa impulsionar o turismo no interior do Rio de Janeiro. O evento, realizado no Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo, em Arraial do Cabo, reuniu representantes de cidades da Costa do Sol com o objetivo de fortalecer o setor turístico local, com foco em sustentabilidade, inovação e dados.
Representaram Quissamã no encontro o prefeito Marcelo Batista; o vereador Luan Buiú; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso; as turismólogas Danielle Feyo e Adriana Izaias; o diretor de Turismo, Amaro do Patrocínio; além de Dulce Regina, Marcus Vinícius Bisaggio, Sintia Gonçalves, representantes da Associação Comercial.
A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o convite a Quissamã partiu da coordenadora regional da Embratur e ex-prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco.
Investimento no Potencial Turístico
O prefeito Marcelo Batista enfatizou a importância da participação de Quissamã na capacitação, destacando o vasto potencial turístico do município. “Nossa presença aqui reforça o compromisso de Quissamã em abraçar as novas tendências do turismo. Estamos construindo um futuro onde as belezas naturais e a riqueza cultural da nossa cidade sejam reconhecidas e valorizadas, gerando mais oportunidades de renda para a população”, destacou.
Novas Rotas: Fomentando o Turismo Regional
O Programa Novas Rotas, uma parceria inovadora entre a Embratur e os municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro, está estruturado em três eixos fundamentais: sustentabilidade, inovação e dados. Seu principal objetivo é fomentar o turismo, garantindo que os turistas internacionais que visitam a cidade do Rio de Janeiro também possam explorar outras regiões fluminenses, como a Costa do Sol, a Costa Verde e as regiões Norte e Sul do estado.
Em maio, o prefeito Marcelo Batista já havia participado do lançamento do programa em Armação dos Búzios, também conduzido pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, demonstrando o engajamento de Quissamã com a iniciativa desde o seu início.





