Quissamã avança no planejamento do programa de coleta seletiva

A Prefeitura de Quissamã cumpriu mais uma etapa visando a implantação da coleta seletiva no município. No início do mês de março, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca realizou em sua sede, uma reunião de planejamento para implantação do programa de coleta. O encontro contou com a participação do grupo de trabalho da coleta seletiva, e da Superintendência de Gestão de Resíduo Sólido da Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade -SUPGRES/SEAS.
Durante os trabalhos foram tratados assuntos referentes à possibilidade de firmar um acordo de cooperação técnica entre as entidades e, ainda, sobre a identificação de catadores de resíduos recicláveis, relatório do diagnóstico municipal e a matriz de análise que subsidiará a elaboração do plano de ação para implantação da coleta seletiva.
A engenheira florestal da Secretaria de Agricultura, Manon Perdomo, avaliou como produtiva a reunião. “O planejamento consiste em uma etapa fundamental para definição das ações que permitirão alcançar as metas da coleta seletiva no município, seguindo as premissas estabelecidas na legislação vigente”, explicou.
Para a representante da SUPGRES/SEAS, Fernanda Peralta, a implantação de sistemas públicos de coleta seletiva no âmbito do gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos, vai além das questões legais e ambientais que envolvem o tema. “É importante ressaltar o amadurecimento político e institucional dos municípios. Parabéns ao Município de Quissamã por começar a pautar a coleta seletiva com seriedade e planejamento na agenda governamental”, avaliou.
O vice-prefeito, e secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Marcelo Batista, destacou a importância das ações voltadas ao meio ambiente no município de Quissamã, considerando a sustentabilidade necessária para as próximas gerações. “Todos possuem muito a contribuir com a coleta seletiva, um programa que apresenta inúmeras possibilidades ambientais”, ressaltou.