Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

IPMQ

Quissamã avança na saúde bucal e passa a contar com odontopediatra

Com uma atenção especial à Saúde, a Prefeitura de Quissamã segue conquistando avanços importantes para a população. O município passou a oferecer, a partir deste semestre, atendimento com odontopediatra para crianças que necessitarem do serviço. O serviço é realizado no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas às terças e quintas-feiras, nos turnos da manhã e tarde. O trabalho consiste em tratamento restaurador e ações de prevenção da saúde bucal.
A prefeita Fátima Pacheco esteve no Centro de Saúde na manhã desta terça-feira (30) e falou da importância do trabalho. “É importante ressaltar que Quissamã ficou muitos anos sem esse profissional e hoje podemos comemorar mais essa conquista. Realizamos o processo seletivo em julho deste ano e agora contamos a com a Drª Michelle Fernandes. Esse é mais um avanço na área da saúde bucal e que contribuiu muito com o desenvolvimento do setor. Com trabalho, seriedade e articulação, vamos continuar desenvolvendo nossa cidade”, pontuou Fátima.
O Coordenador de Saúde Bucal, Dr. Marcelo Nogueira Alves, conta que o município ficou anos sem o profissional odontopediatra para atender às demandas e explica que o atendimento é realizado mediante encaminhamento do dentista das Unidades de Saúde da Família. Dessa forma, os pais e responsáveis devem procurar a unidade mais próxima de sua residência para consulta e com o encaminhamento em mãos podem procurar o Centro de Especialidades para o agendamento.
“A odontologia no município está vivendo um novo tempo, uma nova perspectiva oferecendo atendimento com odontopediatra. Após anos sem esse serviço, a prefeita Fátima Pacheco atendeu nossa solicitação e hoje temos um profissional para essa área. A prefeita está cumprindo mais uma de suas ações de plano de governo com foco nos cuidados de prevenção e promoção da saúde. É mais uma importante conquista para todo o município, em especial para nossas crianças com baixa idade (entre 2 e 4 anos) e com quadro de cárie já avançado, pois nessa faixa etária os cirurgiões dentistas clínicos não tinham como realizar os procedimentos necessários nesse público. Lembrando ainda que os cuidados com a saúde bucal nessa idade são fundamentais, uma vez que os dentes de leite, quando comprometidos com cáries em estado avançado, certamente irão comprometer a dentição permanente que começa a surgir por volta dos 6 anos”, pontou.
Dr. Marcelo frisou ainda que para garantir que os serviços não serão interrompidos, a equipe conta com equipamentos novos, entre eles cinco compressores adquiridos recentemente. “Toda estrutura está sendo montada para melhor atender nossas crianças e garantir que os serviços serão realizados de forma contínua”, disse. A dentista responsável pelo atendimento infantil, Michelle Fernandes Freire, avalia a importância do atendimento. “Todo esse tempo que os munícipes ficaram sem o serviço gerou uma demanda muito grande para atendimento. É importante frisar que a criança precisa ser atendida por um profissional capacitado para lidar com ela, porque são crianças e não adultos pequenos. Além de estarmos atuando na restauração e curativos, nosso foco maior é com a prevenção, com orientações aos pais, responsáveis, gestantes, principalmente às pessoas que lidam diretamente com crianças com idade entre 0 e 5 anos”, explicou a profissional.
Dandara da Silva Santos já está com a filha sendo atendida e considera o serviço essencial. “É muito bom saber que agora temos um especialista para cuidar da saúde dental de nossas crianças. O município ficou muito tempo sem esse serviço, que é de grande importância. Não trata apenas fazer curativo ou limpar os dentes. A profissional nos ensina como devemos fazer a escovação correta, é paciente e isso também é importante”, ressaltou.
Ainda com foco na prevenção, a coordenadoria de Saúde Bucal realizou a capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para lidarem com os pais e responsáveis, passando técnicas de escovação e a importância dos cuidados diários. Ao todo, sete profissionais foram capacitados, mas a meta é promover a capacitação de todos. Outra iniciativa que vem acontecendo no município é o atendimento aos alunos da rede municipal nas unidades de ensino. Na próxima semana serão realizadas ações na Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner, em Barra do Furado, e no Ciep 465 Dr. Amilcar Pereira da Silva, em Caxias. E as ações não param por aí. O município passou a oferecer, também neste semestre, atendimento com cirurgião bucomaxilo para o público com necessidades especiais, e o teste da linguinha para recém-nascidos.

Galeria de Fotos