Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Quissamã avança em parceria com a FGV, na Educação para a Primeira Infância

Quissamã avança em parceria com a FGV, na Educação para a Primeira Infância

Com a proposta de promover o desenvolvimento pleno das crianças de zero a seis anos, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, firmou mais uma parceria. Desta vez, com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), para a aplicação da “Qualificação Direta em Primeira Infância”, implantada em julho no Brasil. Previsto para iniciar em Quissamã, somente em 2022, o projeto foi antecipado para este ano devido ao engajamento do Município. A iniciativa é pioneira no País, com ações direcionadas às secretarias municipais de Educação, como mentorias com os secretários e oficinas formativas com os gestores.
A iniciativa é um desdobramento da adesão do Município, em agosto, ao Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC), uma agenda da Avante Educação e Mobilização Social e Petrobras, com a proposta de colaborar para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) para crianças de zero a 6 anos. Quissamã foi o segundo município do Brasil e o primeiro do estado do Rio de Janeiro a integrar o PIC. O convênio foi assinado pela prefeita Fátima Pacheco.
Nesta quarta-feira (8), a secretária de Educação, Helena Lima; o subsecretário Róbinsson Serra; e coordenadores, receberam especialistas do Centro de Excelência e Inovação de Políticas Educacionais – Ceipe, da FGV, que atua em parceria com a Petrobras. A secretária destacou que a parceria traz um diferencial:
– Muito além do benefício estrutural, é trazer conhecimento. Construção é o que fica pra cidade, como um verdadeiro legado. Toda a equipe da Secretaria de Educação está engajada com esse acompanhamento. Que essa parceria com a Fundação Getúlio Vargas possa ter muitos frutos daqui pra frente, destacou Helena Lima.
A coordenadora de projetos da FGV/Ceipe, na área de Primeira Infância, Naiara Araújo, destacou o engajamento da Semed de Quissamã:
– Desde o primeiro contato, Quissamã mostrou comprometimento em realizar essa parceria. O Município se mostrou tão engajado em outras frentes do projeto que adiantamos para este ano. E isso é competência de toda a equipe, disse Naiara Araújo.
De acordo com a FGV, o projeto “Qualificação Direta em Primeira Infância” conta com um cronograma de atividades que inclui diagnóstico da Educação Infantil e da gestão pedagógica, plano de metas e de formação continuada, realização das ações em escolas-piloto para a implementação de unidades referências em currículo, materiais, formação e avaliação.
As especialistas da FGV/Ceipe vão permanecer em Quissamã até sexta-feira (8). A agenda da semana inclui dinâmica, apresentação do diagnóstico, elaboração do plano de ação para ampliação e cuidado das problemáticas de acesso à rede.
Também participaram da reunião a coordenadora de Gestão Pedagógica da rede municipal (COGEP), Joelma Passos; a adjunta, Fabiany Koch; a coordenadora de Creche, Tatiana Bragança; coordenadora de Pré-Escola, Eliane Matos; e as especialistas da FGV/CEIPE, Emiliana Marinho e Patrícia Soares.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.