Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

IPMQ

Quissamã apresenta trabalhos em Mostra de Práticas de Saúde

Uma equipe formada pela secretária municipal de Saúde, Simone Flores; pela coordenadora de Planejamento em Saúde, Dra. Delba Barros, e pelas enfermeiras Milena Viana e Sheila Batista está representando Quissamã no V Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, que acontece nesta terça (12) e quarta-feira (13), em Niterói. O encontro tem a proposta de qualificar a gestão municipal como espaço privilegiado de defesa e implementação do SUS no Estado, além de proporcionar espaços de formação e reflexão sobre as macros e micropolíticas como estratégias de qualificação de gestores e equipes municipais de saúde.
A programação, organizada pelo Conselho de Secretarias de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ), inclui mesas redondas, palestras, rodas de práticas e debates. Paralelamente, acontece a Mostra Estadual de Práticas de Saúde/IdeiaSUS – Fiocruz, enfatizando e valorizando, desta forma, trabalhos das áreas técnicas dos municípios e trabalhadores do Sistema Único de Saúde. Dentre os 119 inscritos, de 39 municípios, foram aprovados nove trabalhos na categoria oral, sendo um deles de Quissamã e 30 na categoria cartaz, onde o município classificou quatro.
São eles ‘Diálogos entre serviços de saúde: estratégias de integração da rede municipal para qualificação do SUS’, apresentado pela Dra. Delba Barros; ‘Implementação do pré-natal do parceiro na atenção básica’ e ‘Horta orgânica: semeando saúde na Unidade de Saúde da Família de Barra do Furado’, pela coordenadora de Estratégia em Saúde da Família, Milena Viana; ‘Parar de fumar – em que o SUS pode ajudar? relato do Programa Municipal de Controle do Tabagismo’ e ‘Cultivo e Uso de plantas medicinais no município’, pela enfermeira Sheila Batista.
O evento apresenta ainda a devolutiva da Pesquisa Nacional dos Secretários Municipais de Saúde e Pesquisa CIR (com ênfase no Estado do Rio de Janeiro), realizada pela UFPB/ENSP-FIOCRUZ e CONASEMS. O público-alvo são gestores municipais de Saúde e demais técnicos das secretarias municipais e estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.

Galeria de Fotos