Quissamã apresenta projeto de microcrédito para empreendedores da agricultura familiar

Quissamã contou com mais um dia de atenção à agricultura e pecuária. Depois do encontro com os produtores de leite, no auditório da Prefeitura, realizado na segunda-feira (5), nesta terça-feira (6) foi a vez da agricultura familiar. O Microcrédito para Empreendedores Rurais foi apresentado pela prefeita Fátima Pacheco e, na quarta-feira (7), o diálogo será com os produtores de coco.
O vice-prefeito Marcelo Batista; o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca Luciano Pessanha, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo Arnaldo Mattoso participaram da apresentação. Por meio de uma parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), o professor Geraldo Márcio Timóteo ministrou palestra com tema voltado para a produção rural.
O projeto de Microcrédito Rural foi enviado ao Legislativo Municipal, e estipula direcionamento de até R$ 20 mil, por solicitante. A taxa é de 2,70% ao ano, números menores que os oferecidos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura- Pronaf: que aplica taxas de 3% a 4,5% ao ano. Com recursos do município, o investimento total será de R$ 1 milhão.
Na oportunidade, Fátima Pacheco falou a respeito das constantes ações municipais de incentivo aos produtores, e destacou o planejamento para aumento da produção familiar, com o fornecimento de gêneros para merenda escolar e venda direta ao consumidor ou comércios.
“Além das iniciativas de apoio, como a possibilidade de engajamento ao microcrédito, o projeto de construção de um mercado municipal está em andamento. O local vai ser fonte do comércio de produtos advindos dos pequenos produtores, gerando emprego, além de fomentar consideravelmente o turismo”, avaliou Fátima Pacheco.