Quissamã apresenta o projeto Microcrédito para Empreendedores Rurais a produtores de leite do município

Incentivo constante ao homem do campo é uma realidade em Quissamã. Nesta segunda-feira (5), a prefeita Fátima Pacheco apresentou o Microcrédito para Empreendedores Rurais para os produtores de leite. Com recursos do município, o investimento total será de R$ 1 milhão. O projeto enviado ao Legislativo Municipal, prevê direcionamento de até R$ 20 mil, por solicitante, com taxa de 2,70% ao ano, números menores que os oferecidos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura- Pronaf: que aplica taxas de 3% a 4,5% ao ano.
Com todas as medidas de segurança e distanciamento, esta foi a primeira de uma série de diálogos com pecuaristas, com realização durante a semana, e atenção voltada também para a agricultura familiar e produtores de coco. Participaram, o vice-prefeito Marcelo Batista; o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca Luciano Pessanha; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo Arnaldo Mattoso; e técnicos da Emater.
O benefício terá parcelamento em até 24 vezes, com vencimento da primeira parcela em até 240 dias após a obtenção do crédito. “O Microcrédito Rural é um programa destinado a fornecer empréstimo aos produtores rurais da agricultura familiar, visando o apoio a manutenção da atividade, melhorando a produção rural, fomentando o emprego e renda em nossa cidade”, explicou a prefeita Fátima Pacheco.
“Os critérios de destinação do crédito são: capital de giro e pagamento de obrigações, compra de equipamentos, implementos e maquinário, e execução, ampliação ou reforma de estrutura. Para obtenção, o produtor deverá formalizar o pedido através de requerimento (formulário) que será disponibilizado pela Prefeitura de Quissamã”, pontuou o secretário Luciano Pessanha.