Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Quissamã apresenta o Plano de Contingência de Incêndio Florestal

A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, realizou nesta quarta-feira (17), o lançamento do Plano de Contingência Municipal de Incêndio Florestal, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. Em apresentação no auditório da administração municipal, a engenheira florestal, Manon Perdomo, especificou as diretrizes de combate e controle que serão executadas no município, além de ações preventivas.

O Plano de Contingência foi pensado pelo Prefeito em exercício, Marcelo Batista, enquanto secretário da Pasta, e elaborado por técnicos da área. Marcelo também participou do lançamento, destacando que o êxito do projeto passa pelo trabalho em conjunto da população.

“Chegou um momento de reunir a equipe para organizar o Plano e atender locais que sofram com as queimadas de forma mais organizada. É uma demanda ambiental não somente de Quissamã, mas de todo o planeta. E além de saber como agir em situações de emergência, sempre precisamos estar à frente dos acontecimentos, então, o Plano é um mecanismo para também conter os incêndios. Devemos trabalhar também com a sensibilização da população”, destacou.

De acordo com Manon, o objetivo é evitar a ocorrência dos danos resultantes desses desastres. “É um trabalho em conjunto para manter a qualidade ambiental do município e de vida da população. Dentro do estudo, identificamos que a maior parte dos incêndios florestai ocorrem por causa antrópica, pela ação do homem. Então, precisamos reforçar as ações que sensibilizem a população, seja na limpeza de terrenos, no descarte correto de materiais. Precisamos desse enfrentamento juntos”, comenta.

Além de reduzir e evitar incêndios florestais, o Plano de Contingência Municipal de Incêndio Florestal busca otimizar recursos humanos, materiais e financeiros, conferir maior eficiência na gestão dos riscos e desastres envolvendo fogo e minimizar danos e prejuízos ocasionados à população e ao ambiente. O projeto se baseia em dois períodos: o de normalidade e o de anormalidade. A normalidade trabalha com prevenção, preparação e mitigação. Já o período de anormalidade com resposta, assistência e recuperação.

Durante o encontro, também foi ressaltada a importância do trabalho em parceria. “O Plano garante direcionamento das ações com as secretarias, um trabalho setorizado e específico para incêndio e mediante a ocorrência desse tipo de desastre, já temos um planejamento traçado”, disse o Secretário Luiz Carlos Fonseca.

A apresentação contou com presença de representantes do Gabinete do Prefeito em Exercício; da Coordenadoria de Defesa Civil; das Secretarias de Governo; Agricultura, Meio Ambiente e Pesca; de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo; de Segurança Pública e Trânsito; de Comunicação Social; de Saúde; de Educação; de Assistência Social e Guarda Civil Municipal. O vereador Rildo Barcelos também acompanhou a apresentação.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.