A Prefeitura de Quissamã, através da Vigilância em Saúde, realizará, nesta sexta-feira (13), o Dia D de Mobilização Nacional contra o Aedes aegypti. A data foi antecipada em relação ao calendário nacional, previsto para o dia 14, como parte do esforço para alertar a população sobre o aumento do risco de transmissão de dengue, zika e chikungunya com a chegada do verão.
As atividades incluem distribuição de material educativo, afixação de cartazes e esclarecimentos sobre as principais práticas de combate aos criadouros do Aedes aegypti, como manter reservatórios de água fechados, limpar calhas e piscinas, e descartar pneus e outros objetos que possam acumular água de maneira adequada.
O coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, Leonardo Barcelos, destacou a importância da mobilização:
“A medida é uma resposta ao cenário epidemiológico do estado do Rio de Janeiro, que aponta para uma possível alta nos casos de arboviroses. Com a combinação de temperaturas elevadas e dias chuvosos, as condições para a reprodução do mosquito transmissor se intensificam. No dia, todas as Unidades de Saúde da Família de Quissamã vão promover ações de prevenção e orientação à população”, afirmou.
As ações serão conduzidas pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família e da Vigilância em Saúde, com programação nas seguintes unidades:
Unidade de Saúde da Família de Machadinha
Unidade de Saúde da Família de Matias
Unidade de Saúde da Família de Santa Catarina
Unidade de Saúde da Família do Carmo
Unidade de Saúde da Família do Centro
Unidade de Saúde da Família Morro Alto
Unidade de Saúde da Família Barra do Furado
Unidade de Saúde da Família de Alto Grande
Unidade de Saúde da Família de Caxias
Centro Especializado de Saúde Benedito Pinto das Chagas
Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus
Para mais informações, a Vigilância em Saúde disponibiliza o telefone (22) 2768-2209.