Quissamã amplia a vacinação contra a Covid-19 nesta semana

Após receber um novo lote do Governo do Estado do Rio com 1.675 doses da vacina contra a Covid-19 nesta segunda-feira (22), a Prefeitura de Quissamã ampliou o número de bairros que vão receber a campanha nesta semana. No total, serão nove unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) com a vacinação em idosos com 70 anos e mais. Nesta segunda, a equipe da Secretaria de Saúde realizou a imunização nas ESFs de Machadinha e Santa Catarina. Na terça, será a vez da ESF Barra do Furado, às 9h, e ESF Carmo, às 14h30.
A campanha segue na quarta-feira (24), com a imunização dos idosos da ESF Caxias, às 9h, e da ESF Morro Alto e Conde, às 14h. Na quinta-feira (25), às 9h, a vacinação vai acontecer na ESF Alto Grande, e às 13h30 na ESF Matias. A semana será encerrada na sexta-feira (26) com os pacientes da ESF Centro, às 9h, com a vacina sendo aplicada no Centro de Saúde. Para evitar aglomerações em um período de pandemia, a Secretaria de Saúde tem utilizado os dados dos idosos cadastrados nas unidades. Com isso, os agentes comunitários de saúde ligam para os idosos e agendam um horário, não sendo necessário ir à unidade antes de ser avisado pelo agente.
“Temos que agradecer a chegada da vacina e pedir a Deus que essa doença vá embora. Queremos viver bem, por isso pedimos consciência aos mais jovens, que não façam aglomerações, pois há um risco alto de levar a doença para seus pais, tios e avós”, disse o aposentado José Francisco de Andrade, de 72 anos, ao ser imunizado na ESF Machadinha. 72 anos .
Campanha em Quissamã
O planejamento da vacinação em Quissamã tem seguido as orientações do Plano Nacional de Imunizações. Na aplicação da segunda dose, no caso da Coronavc, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, o reforço é realizado entre 14 e 28 dias após a primeira dose. Já a Oxford/AstraZeneca tem uma janela de 90 dias entre as doses.
A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, assinou adesão ao consórcio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para a aquisição de vacinas contra a Covid-19. Desde dezembro do ano passado, o município tem se planejado para comprar a vacina, quando foi assinado um termo de entendimento com o Butantan para adquirir 36 mil doses da Coronavc. Porém, o Ministério da Saúde ficou responsável por toda a distribuição do imunizante.