Quissamã alerta da para o prazo de vacinação contra a febre aftosa

Os proprietários de rebanho bovino e bubalino devem ficar atentos, a Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca faz um alerta aos pecuaristas a respeito da antecipação da etapa única da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa 2024. Iniciada em 1º de abril, o prazo vai até o dia 30 do mesmo mês.

O setor de Defesa Animal da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca relata que o município conta com um rebanho de cerca de 53 mil cabeças de gado de corte e leite. Quissamã espera atingir a marca de 98% de imunização do rebanho.

“Proprietários com rebanho de até 100 cabeças devem procurar a Defesa Animal, localizada no Parque de Exposições Dr. Renato Queirós Carneiro da Silva, ou entrar em contato pelo telefone 2768 6852, para o agendamento da retirada das doses que são fornecidas gratuitamente pela secretaria. A etapa única é destinada aos bovinos e bubalinos de todas as idades”, destacou o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Luiz Carlos Fonseca.

Além de vacinar o rebanho, o pecuarista deve enviar a declaração ao Posto Municipal de Defesa Agropecuária de Quissamã, para comprovar a vacinação de seus animais, possibilitando a atualização do cadastro do rebanho.

É importante a colaboração dos pecuaristas. A vacinação é obrigatória e quem deixar de vacinar, e de comunicar a vacinação, estará sujeito a multas e proibição de comercialização de seus produtos.

“Para continuarmos o índice vacinal satisfatório no município, precisamos do empenho do criador, no cuidado com a imunização do seu rebanho”, explicou o responsável pelo setor de vacinação contra a Febre Aftosa, Miguel ngelo Leite.