Quissamã adquire 40 títulos literários para o acervo das escolas e temáticas da Fliq

Descobrir novas possibilidades, despertar a criatividade. Com essas propostas, a Prefeitura de Quissamã segue com grandes investimentos na Educação e o mais recente é a aquisição de 40 títulos das escritoras Ruth Rocha e Thalita Rebouças. As obras serão trabalhadas durante o ano e estarão na Feira Literária de Quissamã (Fliq), em setembro.
– Os livros serão utilizados em sala de aula, dentro da sequência didática, trabalhando diversos tipos de leitura, silenciosa, coletiva, em família; pra que os alunos possam conhecer o autor e trabalhar, ao longo do ano, todas as temáticas que os livros abordam e a Fliq, nossa feira literária, será a culminância desse grande projeto, com as escolas apresentando as literaturas das homenageadas, norteando todo o evento – destacou a secretária de Educação, Helena Lima.
Os títulos vão fazer parte do acervo das unidades escolares e nesta quarta-feira (23), os alunos da Escola Municipal Professora Nelita Barcelos dos Santos, em Morro Alto, tiveram o primeiro contato com as obras. A diretora pedagógica da unidade que conta com 207 alunos, Luciane Branco, explica que, na escola, a leitura vai fazer parte do projeto “Leitura em Família”.
– O investimento em livros de Literatura Infantil e Juvenil é muito importante, pois através da leitura deles, o aluno trabalhará sua individualidade e poderá compreender melhor seus sentimentos, além de entender seu espaço na sociedade, formar opiniões críticas e refletir sobre a realidade do mundo. Viajar através da imaginação e desenvolver a criatividade, enriquecendo o vocabulário e adquirindo hábito de leitura – destacou a gestora.
Do maternal ao 5º ano, serão trabalhadas as obras de Ruth Rocha, como: João e Maria; O rato do campo e o rato da cidade; A Fantástica Máquina de Bichos; As coisas que eu gosto; A Arca de Noé; Tenho medo mas dou um jeito; João e o Pé de Feijão; Davi ataca outra vez; O patinho feio; Mais duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz; Mil pássaros pelos céus; As coisas que a gente fala; Elefante? Fantasma existe? Palavras, muitas palavras; Novas duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz; A Cinderela das bonecas; O menino que aprender a ver; Romeu e Julieta; Eugênio e o Gênio; O amigo do Rei; e Escolinha do Mar.
Do 6º ao 9º ano, a coleção Fala Sério de Thalita Rebouças: Fala Sério, pai!; Fala Sério, mãe!; Fala Sério, irmã!; Fala Sério, amor!; Fala Sério, professor!; Fala Sério, amiga!; e Fala Sério, filha!.
Investimentos
Por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de Quissamã vem investindo na estruturação das escolas e creches do município. Além da reforma, ampliação e construção de novas unidades, foram adquiridos notebooks para os professores, tablets para os alunos, novo mobiliário dos parquinhos, material didático e durante a pandemia foram entregues o Cartão Nutricional no valor de R$ 70 (mensais) e os kits da Merenda Escolar e Agricultura Familiar.