Quissamã adere iniciativa do Instituto Crescer de cursos qualificação profissional para jovens

O Projeto Geração Crescer, desenvolvido pelo Instituto Crescer, em parceria com o Itaú Unibanco e a Microsoft, disponibiliza cursos online e gratuitos de qualificação profissional. Os cursos são voltados para contribuir com a entrada ou reentrada no mercado de trabalho, apresentando como público alvo: jovens acima de 18 anos, adultos, 60+, mulheres, negros, comunidade LGBTQIAP+ e pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Prefeitura de Quissamã aderiu à iniciativa através de Termo de Cooperação Técnica assinado pela prefeita Fátima Pacheco.
Com uma plataforma gamificada, os participantes têm a possibilidade de desbloquear diversos benefícios como: vídeos exclusivos, acesso a plataformas que contribuem no desenvolvimento de um currículo e, principalmente, acesso ao banco de talentos, dando oportunidade para que os chamados “GCLovers” possam ser indicados para processos seletivos de acordo com a disponibilidade de vaga e perfil!
Os interessados podem realizar a inscrição através do site: https://geracaocrescer.org.br/
Estrutura dos cursos
Os cursos são divididos em três núcleos: Básico, Fundamentos e Profissionalizante, sendo os dois últimos criados e desenvolvidos pelo Instituto Crescer em parceria com a Microsoft e o Itaú Unibanco.
No Núcleo Básico, o participante capacita-se quanto à temática Educação Cidadã, que engloba desde comunicação oral e escrita até conteúdos ligados à qualidade de vida e educação financeira.
Ao chegar ao núcleo Fundamentos, os alunos adentram a área de Tecnologia da Informação (TI) e aprendem desde como trabalhar em computadores, acessar informações e se comunicar online, até sobre os programas do pacote Office 365, como Word, Powerpoint e One Drive.
Já na terceira fase, a Profissionalizante, há indicações de cursos de tecnologia e obtenção de certificações na plataforma Microsoft Learn, com conteúdo intermediário e avançado para aqueles que desejam ingressar ou evoluir em carreiras de tecnologia da informação e aprenderem noções de programação. Há também cursos do LinkedIn, que têm como objetivo aprofundar temáticas como diversidade, inclusão, resiliência e inteligência emocional.
Entrando no mercado de trabalho
Realizado pelo Instituto Crescer desde 2006, o Programa Geração Crescer já incluiu mais de 40 mil profissionais no mercado de trabalho, em sua maioria, pessoas com baixa escolaridade e de zonas periféricas das cidades.
O Geração Crescer, programa de qualificação profissional e empregabilidade é voltado a promover talentos para as novas demandas do mercado. Por meio de cursos gratuitos e online, a iniciativa oferece apoio a residentes no Brasil, jovens acima de 18 anos, adultos e pessoas com mais de 60 anos, em busca de uma oportunidade de trabalho e de capacitação frente à crise econômica agravada pela pandemia do coronavírus.
Além dos cursos online, o projeto também prevê indicação gratuita de currículos para empresas parceiras e busca ativa de oportunidades em diversas companhias. Os participantes ainda contam com auxílio para a montagem do currículo e divulgação nos principais sites de anúncio de vagas, bem como orientação para se saírem bem nas entrevistas.
Segundo a Diretora do Instituto Crescer, Dra. Luciana Allan, a oferta de programas como o Geração Crescer é fundamental no contexto atual. “Abrir caminho para oportunidades de emprego é algo muito valioso, especialmente neste momento, em que a pandemia afetou o mercado. Mas o programa tem um papel ainda mais importante porque capacita profissionais com as novas habilidades exigidas, não só para as ocupações de hoje, mas também para as do futuro”, destaca Luciana.
Carga horária dos cursos:
Qualidade de Vida e Trabalho: 6 horas
Comunicação e Expressão: 5 horas