Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

IPMQ

Quissamã abre o circuito de surfe no RJ, com o Quissamã Pro Am 2022

Entre os dias 20 e 23 de janeiro, Quissamã será a capital do surfe, no Estado do Rio, com a realização do Quissamã Pro Am 2022, em Barra do Furado, a primeira competição do circuito de surfe do Rio de Janeiro, valendo pontos tanto para o estadual, quanto para o brasileiro, em todas as categorias. Nos dias 20 e 21 acontecerão as disputas no Amador; nos dias 22 e 23 de janeiro, serão as competições entre os Profissionais
A confirmação do evento foi nesta sexta-feira (31), durante live da prefeita Fátima Pacheco, com a participação do vice-prefeito, Marcelo Batista (também secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente), e dos secretários Arnaldo Mattoso (Desenvolvimento, Trabalho e Turismo), Kitiely Freitas (Cultura e Lazer) e Ísis das Chagas (Esporte e Juventude).
Distribuindo R$ 40 mil em prêmios, o campeonato trará novidades para o circuito de surfe no Estado do Rio: será a primeira competição no litoral fluminense com a participação de mulheres surfistas profissionais e o primeiro evento estadual com equiparação da premiação do masculino com o feminino. São esperados pelo menos 150 atletas, entre profissionais e amadores, de todas as regiões do Brasil.
No Amador entrarão na água atletas das categorias Sub18, Sub16, Sub14, Sub12 (masculino e feminino) e Grand-Master. O campeão ou campeã de cada categoria fatura dois mil pontos para o ranking. Os campeões do PRO levam ainda um prêmio bruto de R$ 5.250,00, com o restante da premiação dividida até ao 16º colocado tanto no masculino quanto no feminino, conforme informou Pedro Falcão, diretor Executivo da Associação Brasileira de Surfe Profissional (Abrasp), que esteve com a prefeita e com a secretária de Esportes e Juventude, em setembro deste ano, apresentando o projeto.
Segundo Falcão, o Norte do Rio de Janeiro tem um grande potencial para o surfe. Ele indica destaque para Quissamã pela condição das ondas, “que quebram tanto pra dentro do rio, quanto do lado dos moles”. Ele afirma, ainda, que essas condições contribuem para o desenvolvimento de um grande polo de surfe. O município mantém, desde o início de 2019, uma escolinha do esporte, em Barra do Furado:
– Para os atletas é muito importante essa iniciativa, pois acrescenta mais uma etapa e mais um tipo de onda ao circuito, valorizando sempre, aponta.
A secretária de Esporte e Juventude, Ísis das Chagas, lembra que Quissamã tem investido na valorização dos atletas locais e na formação de novos talentos. Além da escolinha de surfe, existe a preocupação com a formação de atletas em outras modalidades, equipes locais com destaque em diversos esportes, bem como o Programa Bolsa Atleta, que vem revelando nomes. O surfista Claudio Freitas, por exemplo, é um deles. Em meados de dezembro o atleta sagrou-se campeão na categoria Master, do Circuito Superliga de Surf Capixaba (SLS), no Espírito Santo, disputando contra mais de 130 competidores de todo o País.
Durante a live, a secretária de Esporte e Juventude deu pistas dos eventos esportivos que acontecerão no Verão, a partir de 15 de janeiro. No dia 9 será a reinauguração da área de lazer da Praia de João Francisco, que ganhou um deck e foi toda reformada, com a colocação de azulejos, além de ter sido realizada a poda de árvores e restauração da área de lazer. Ísis também antecipou que o Verão contará com vários eventos esportivos e de lazer, como o futebol dos artistas, na Arena e atividades aquáticas nas Lagoas.
– Teremos muitos eventos, tanto esportivos quanto de lazer. Estamos ampliando o leque de opções para os quissamaenses e para os visitantes. Com certeza teremos o melhor Verão de todos os tempos, afirmou Ísis.

Galeria de Fotos