Público se empolga com desfile pelo aniversário da cidade

Acompanhada do seu vice Marcelo Batista, a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco assistiu durante a tarde desta segunda-feira (12), o desfile comemorativo dos 28 anos de emancipação política e administrativa do município. A população chegou cedo à rua Barão de Vila Franca e logo ocupou as calçadas para ver a apresentação das escolas e entidades, aplaudindo a organização e criatividade dos participantes, que este ano teve como tema central “Caminhos que levam ao amanhã”, norteado pela secretaria municipal de Educação que incentiva à formação integral do aluno, através de reflexões sobre os diversos caminhos que se percorre, com o foco num amanhã promissor. Compareceram ainda secretários, coordenadores, assessores e vereadores.
O desfile foi aberto pelos militares do Exército lotados no Forte Marechal Hermes de Macaé, seguido do pelotão de bandeiras do Ciep Municipalizado Amilcar Pereira da Silva. A primeira escola a se apresentar com o tema “Caminhos que promovem a Educação foi a Tânia Regina, localizada no bairro Alto Alegre, com 465 alunos. Ela destacou em sua apresentação, a valorização da infância, fortalecendo a parceria família escola. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFF) Campos-Quissamã foi a segunda escola, mostrando os caminhos em cooperação com Estados e Municípios, que ofertam
Educação Profissional pública de qualidade com os cursos de Informática, Eletromecânica e Segurança do Trabalho. Também com o mesmo tema, se apresentaram a Creche Rachel Francisca da Silva com 66 crianças, do berçário ao Maternal e os centros educacionais de Educação Infantil Raquel Mattoso com 97 crianças, entre três anos e 11 meses e Manoel Ribeiro, com 178 alunos.
No “Caminhos que promovem o Meio Ambiente”, desfilaram as escolas municipais Miguel Ângelo, com 253 alunos e Nelita Barcellos dos Santos, com 210 alunos. Já nos “Caminhos que promovem a Cidadania”, a Escola Municipal Felizarda de Azevedo, com 71 alunos de Educação Inclusiva (cultura quilombola), seguida de um pelotão da secretaria municipal de Assistência Social, a Escola Maria de Lourdes e o Colégio Estadual Visconde de Quissamã, além da Coordenadoria Especial de Esporte e Juventude, com atletas medalhistas e alunos da escolinha de futebol.
O desfile comemorativo contou ainda com o “Caminhos que promovem a Saúde”, com apresentação do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro, Escola Municipal Regina Celi com 302 alunos, Sementes do Futuro com 180 alunos e um pelotão da secretaria municipal de Saúde. O “Caminhos que promovem a paz”, incluíram as escolas municipais Délfica Wagner com 370 alunos, Carlos Filippino com 207 alunos, sendo 71 na Educação Infantil e 136 no Ensino Fundamental e o Centro Educacional Nova Escola (Cene), com 170 alunos. O “Amanhã que sonhamos”, contou com a participação da Escola Municipal Maria Ilka com alunos do 4º ao 9º ano de escolaridade e o Ciep Municipalizado Amilcar Pereira da Silva, além de pelotões das coordenadorias de Cultura e Lazer e de Ensino (Coden), Guarda Municipal e Associação dos Ciclistas de Quissamã. O desfile foi encerrado pela secretaria municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, que mostrou o seu maquinário.