PSE promove atividade na Escola Regina Celi sobre cuidados com o Aedes Aegypti

Estudantes da rede municipal de Quissamã vão virar multiplicadores de ações contra o Aedes Aegypti. Atividade com orientação sobre arboviroses é fruto de uma parceria entre as Secretarias municipais de Educação e Saúde, através do Programa Saúde na Escola (PSE), Vigilância Sanitária e Unidades de Saúde da Família (USFs).

O PSE realiza uma série de atividades nas escolas municipais durante o ano. No início deste ano letivo, o Programa aborda as doenças causadas pelo Aedes Aegypti. A Escola Municipal Professora Regina Celi Passos recebeu a ação nesta quinta-feira (9).

“Como forma de conscientização contra a dengue, formamos parcerias e levamos esses informativos até as escolas. A gente passa as informações sempre de forma lúdica. As crianças levam os desenhos para a casa, conversam com os pais, têm um bate-papo com um tio ou tia, e acabam sendo multiplicadores das ações. Dessa forma vamos buscando prevenir e conscientizar a população contra o mosquito da dengue”, comentou a Coordenadora do PSE, Maria Aparecida Barcelos.

Professores e alunos participam de uma atividade lúdica, com desenhos e pinturas, com o objetivo de identificar possíveis criadores do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Os informativos mostram cuidados com caixas d’água abertas, pneus acumulados em quintal, e outros tipos de possíveis focos do mosquito, como lixeiras mal tampadas, pratos de planta, calhas, entre outros.

A professora do pré-II do Regina Celi, Alice Vieira, destaca que a parceria têm sido essencial para os alunos. “A linguagem é própria para as crianças também, eles entendem e interagem. Na sala de aula a gente dá continuidade a esses trabalhos, e eles também levam isso para a casa, ajudando na informação com os pais, com familiares. Então acho de extrema importância essa parceria Saúde e Educação e espero que continue por todos os anos”, disse.