Projetos FASES chega a Quissamã nos dias 21 e 22 de março

Cultura, educação, meio ambiente e acessibilidade de uma só vez. O projeto FASES – Formação, Arte e Sustentabilidade nas Escolas – vai levar tudo isso para os alunos da rede municipal de Quissamã com o espetáculo “UPA – Uma Aventura Cósmica”. A apresentação acontecerá no Ginásio Poliesportivo Walth Mille Pessanha, nos próximos dias 21 e 22 de março.
– Por meio da educação, as crianças aprendem conceitos essenciais para a vida em sociedade. As experiências na infância proporcionam aprendizados que refletem diretamente no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e também social. Essa proposta do projeto FASES promove interação. O lúdico ensina e ao mesmo tempo diverte – destaca o secretária de Educação, Helena Lima.
Vão participar alunos das escolas municipais Délfica de C. Wagner, Prof. Regina Celi Passos, Prof. Nelita B. dos Santos, Sementes do Futuro, Ignácio Hugo de Souza, Felizarda Maria Conceição de Azevedo, Carlos Roberto Cruz Filippino, Maria de Lourdes de Castro Ribeiro; as creches Julia Pessanha de Souza e Rachel Francisca C. da Silva; os C. M. E. Is. Manoel Ribeiro e Raquel Maria de Q. Mattoso; e o CAEEQ, Centrinho.
Para a diretora geral Priscylla Mesquita, a articulação entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil são fundamentais para a efetivação de políticas que integrem Educação, Cultura e Meio Ambiente.
A montagem teatral se passa em uma Unidade Planetária de Atendimento (UPA), um pronto-socorro para estrelas, cometas e planetas, onde trabalham a sábia estrela anciã, Dr. Salud, e seus assistentes Celeste e Salvador. Em um dia de aparente folga, os três são surpreendidos com a chegada de uma paciente inesperada, a Terra. Nesta aventura cósmica, Dr. Salud, Celeste e Salvador são convidados a conhecer mais sobre o nosso planeta.
Estrelam o espetáculo os atores Nady Oliveira, Marcos Camelo, Cecília Viegas e Beto Vandesteen, com assinatura de de texto por Flávia Fernandes e direção do jornalista e escritor Thiago Andrade.
Realizado pela produtora Universus e apoiado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e Enel, o projeto FASES percorrerá 250 escolas em 51 municípios neste mês de março. Com a realização de um seminário on-line e o projeto prevê a distribuição de livro temático para professores e educadores, além da circulação do espetáculo.
O projeto FASES realizará ainda o I Seminário para professores entre 28 de março e 1º de abril. Gratuito, online e aberto para professores de todos os níveis de ensino, o seminário será composto por palestras e rodas de conversa com pesquisadores, professores e gestores da Educação e da Cultura, além de oficinas de formação em educação ambiental. Serão também homenageados educadores com práticas inovadoras na área da Educação Ambiental. As inscrições estão disponíveis no site do projeto (www.projetofases.com.br) até 22 de março.