Projeto voluntário de Taekwondo retira crianças e adolescentes das ruas

Alunos de 6 a 12 anos matriculados na Escola Municipal Maria de Lourdes, localizada no bairro Sítio Quissamã estão participando de um projeto voluntário de Taekwondo, com orientação do Mestre Joelson Galson. As aulas acontecem uma vez por semana em dois turnos, e o projeto que completou 1 mês é semelhante ao “Taekwondo Mudando Vidas”, desenvolvido no Ginásio Poliesportivo do município.
Segundo os instrutores Nilson Zanon e Rodrigo Ribeiro, os participantes aprendem a arte marcial para conhecer o corpo e adquirir noções de disciplina e hierarquia, além de perdas e ganhos. “O que se aprende nas aulas não pode ser aplicado nas ruas”, pontua Zanon, acrescentando que a ideia de que o esporte aumenta a violência não é correta. “A principal finalidade é ensiná-los a ter coordenação motora. O Taekwondo é apenas uma referência”, lembra Nilson Zanon, com quatro anos de experiência na modalidade.
As aulas acontecem para cerca de 10 alunos pela manhã e 18 à tarde. Para participar de competições, cada um leva seis meses de aprendizado, e necessita de apoio, como roupa, alimentação e transporte. Os idealizadores do projeto acreditam que uma parceria público-privada vai impulsionar o esporte no futuro.
De acordo com o instrutor Rodrigo Ribeiro, que se dedica ao esporte há 17 anos, o esporte vem crescendo muito no município. “Estamos recebendo novas adesões, a partir da premiação de três atletas adultos que têm se destacado em competições nacionais”, disse.
A diretora da escola, Ana Cláudia Barcelos destaca que abraçou o projeto voluntário de imediato, por tirar a criança da rua. “Alguns pais passaram a nos procurar, quando viram que o projeto não estimula à violência. Eles afirmam que os filhos que já participam do Taekwondo estão mais serenos e mais organizados”, completou.