Projeto semestral oferece atividades na Escola Maria Ilka

A Escola Municipal Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida, em Santa Catarina, está em festa. Nesta quinta-feira (14), a unidade vai comemorar seus 27 anos de atividades em prol da Educação do município. Os alunos participarão de atividades diversas, nos dois turnos, como entrevista com um morador antigo da comunidade que ajudou a construir o prédio da escola, jogral, música, dança e poesia. Todas as iniciativas estão inseridas na programação do projeto semestral “Maria Ilka: lugar onde se planta sonhos e transforma pessoas!”.
Ainda dentro desta programação semestral, a equipe pedagógica levará os alunos ao Cine Quissamã para assistir ao filme “O menino que descobriu o vento”, no dia 19, em sessões às 9h e às 13h30. “O filme tem tudo a ver com a nossa temática e conta a história de um menino que teve sua realidade transformada através da Educação e pelo poder de seu sonho”, explicou Ariana França Couto, diretora pedagógica da Escola Maria Ilka.
Sinopse – “O menino que descobriu o vento” é um filme recheado de lições de vida e convívio social, baseado em uma história real e bastante sofrida. Um vilarejo de Malawi passa por situações decadentes, o governo não esforça para ajudar o povo e a população cada vez mais entra em desespero. Muitos necessitam da colheita para alimentar e ganhar dinheiro, porém a chuva torrencial e a seca, que se alternam, acabam atrapalhando a época de colher, consequentemente deixando diversas pessoas sem opções.
William, um adolescente que está sempre procurando entender o mundo através dos estudos, certo dia descobre que pode fazer uma inovadora turbina de vento, capaz de ajudar toda a população. Porém, impossibilitado de frequentar a escola por não ter dinheiro para pagar a mensalidade, todas as escolhas do garoto acabam ficando limitadas. Mas ele não desiste e consegue construir um equipamento que muda a realidade de sua aldeia e, com isso, muda sua vida, ao conquistar uma bolsa universitária.