Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Projeto Pequenos Griôs de Quissamã fica em 2º na etapa regional do Prêmio Magda Soares

Representante de Quissamã, na etapa regional do Prêmio Magda Soares, o projeto “Pequenos Griôs”, desenvolvido na Escola Municipal Felizarda Maria da Conceição, no Quilombo Machadinha, ficou em segundo lugar no concurso e subiu no pódio da educação na Região Norte Fluminense. O evento intitulado Encontros Regionais de Mobilização e Partilha de Saberes e Boas Práticas foi realizado, nesta terça-feira (11), no auditório do Liceu de Humanidades de Campos, na cidade de Campos dos Goytacazes. O Pequenos Griôs foi apresentado pela professora Patrícia Bernardes.

“É um orgulho muito grande ficar em segundo lugar entre 10 municípios. Pequenos Griôs tem uma inspiração no nome griôs da literatura africana que significa contadores de história, é um projeto consolidado desde 2019 em nossa escola e que vem a desenvolver a leitura e escrita dos nossos alunos desde os primeiros anos de escolaridade e além de tudo é um projeto antirracista”, explica o diretor administrativo da Escola Felizarda Maria, Allan Alves.

Com um histórico que já abrange mais de 200 alunos desde sua criação em 2019, o Projeto Pequenos Griôs venceu em maio, a etapa municipal do Prêmio Magda Soares, quando foi escolhido entre outros 13 projetos para representar o município na regional.

A professora Patrícia ressalta que as atividades do projeto são diversas e criativas. No Palanquinho, os alunos contam histórias para seus colegas de turma; no Nossa Família Conta História, a escola convida familiares dos alunos para compartilhar narrativas no Cantinho da Leitura. O Piquenique Literário, realizado no jardim da escola, combina leitura com um lanche da tarde; na Releiturinha do Quilombo, as crianças negras ganham protagonismo ressignificando histórias e o Caderno de Produção de Texto oferece oportunidade para a expressão e reflexão.

“O Projeto Pequenos Griôs é um testemunho vivo do poder da educação para transformar vidas e comunidades inteiras. O projeto capacita os alunos a se tornarem os guardiões do saber e do fazer em sua comunidade, um sucesso que certamente terá muitos capítulos ainda por vir”, destacou a professora.

De Quissamã, também estiveram presentes na apresentação a Diretora Pedagógica da Escola Felizarda Maria da Conceição Azevedo, Adailza Longui, o subsecretário Robisson Serra,a articuladora municipal do prêmio Magda Soares em Quissamã, Adelaine Chagas e a professora orientadora da escola, Driele dos Santos.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.