Projeto Pequenos Escritores é apresentado em Congresso

O Projeto Pequenos Escritores, desenvolvido na Escola Municipal Professora Tânia Regina de Paula, foi apresentado na quarta-feira (10), no Congresso Nacional de Práticas Inclusivas: Mediações e Apresentações (CONAPI), na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), em Campos dos Goytacazes. O evento, com o objetivo de fomentar o debate interdisciplinar sobre Educação Inclusiva, teve como eixo norteador as práticas de ensino e aprendizagem e contou com palestras, mesas-redondas, minicursos, grupos de trabalho, lançamentos de livros e atividades culturais.
A apresentação do trabalho intitulado “Pequenos Escritores: Inclusão e Protagonismo nas Produções Textuais de Alunos Quissamaenses” no Congresso, foi realizada pela professora Martha Caroline Duarte de Brito Freitas e pelo diretor adjunto Edwilson da Silva Andrade, com apoio da diretora administrativa Márcia Renata Manhães de Abreu, idealizadora do projeto.
“O projeto apresentado teve como objetivo divulgar a prática dos pequenos escritores na escola. Através dessa participação no evento, focalizamos a questão da inclusão, enfatizando como os alunos com necessidades especiais participaram da iniciativa, desenvolvendo tanto as estratégias de produção, contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também a questão do protagonismo infantil, da autoconfiança e da autonomia”, disse Márcia Renata.
A atividade foi implantada na unidade escolar no 4º bimestre de 2018, em parceria com a Plataforma Estante Mágica, e envolveu 180 alunos, do 3º e do 5º ano do ensino fundamental, incluindo os alunos com necessidades especiais, com a proposta de incentivar os alunos a escrever e produzir textos e livros para publicação. A culminância ocorreu com uma noite de autógrafos, com a presença de profissionais da unidade, familiares e os pequenos escritores. A previsão para este ano é envolver 200 estudantes na sequência dos trabalhos.