Projeto Novo Olhar oferece exames oftalmológicos e óculos

Quissamã recebe nesta sexta-feira (27) o Projeto ‘Novo Olhar’, uma iniciativa da secretaria de Estado de Assistência Social, por meio da Fundação Leão XIII, em parceria com a Prefeitura, que traz para a população a oferta de exames oftalmológicos e doação de óculos. O atendimento acontecerá na Escola Municipal Tânia Regina, na Estrada do Correio Imperial s/n, no bairro Alto Alegre, das 9h às 17h.
Durante o atendimento, a pessoa passa por cinco etapas, sendo o cadastro a primeira delas, quando será feita a identificação e verificação dos requisitos para participar da ação. Na sequência, acontece o exame de acuidade visual, feito com placa com letras e figuras. Depois, o exame autorefrator, com auxílio de uma máquina computadorizada que indica o grau do paciente. Então é feita a consulta com oftalmologista, que avalia os exames e emite a receita para confecção das lentes. Na última etapa, o paciente é encaminhado ao setor ótico para cadastro e, após o atendimento, sai com o protocolo para que possa, posteriormente, buscar seus óculos.
A ação oferece ainda a isenção de pagamento de taxas cartoriais de segunda via de carteira de identidade e certidões de nascimento, casamento e óbito. Para ser atendido nos dois setores será necessário apresentar identidade, CPF e comprovante de residência; ter renda de até dois salários mínimos e ser maior de 19 anos.
Além disso, cada serviço prestado exige documentos específicos: original ou cópia de certidão de nascimento ou casamento para a segunda via da identidade, e as certidões antigas de nascimento ou casamento para a retirada da segunda via dos mesmos documentos, por exemplo.
“É de suma importância trazer para Quissamã esse projeto, porque vai proporcionar aos munícipes o acesso gratuito aos óculos e também isenção de pagamento de taxas para novos documentos”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Tânia Magalhães.