“Projeto História Vai, Leitura Vem” transforma livros em portais para aventuras em família

Na mais recente iniciativa da Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Educação, nasce o ‘Projeto História Vai, Leitura Vem’ destinado a alunos da Pré-escola ao 5° ano. Com o objetivo de incentivar a leitura desde pequeno, este projeto visa não apenas enriquecer o conhecimento dos alunos, mas também fortalecer os laços familiares e estimular a imaginação.

Segundo a Coordenadora de Gestão Pedagógica pedagógica, Joelma Passos, a essência do projeto consiste em “compreender que a leitura é uma fonte rica de conhecimento e amplia a visão do mundo”. Através de uma cuidadosa seleção de aproximadamente 35 obras, começando com a coleção Turma do Fliquinho, o projeto busca mergulhar os jovens leitores em aventuras que os transporte para além das páginas.

Além de cultivar o hábito da leitura, o projeto visa promover a integração familiar, incentivando os pais a participar ativamente das atividades de leitura com seus filhos. “É fundamental que a leitura se torne um hábito familiar e um momento de aprendizado mútuo”, enfatiza a coordenadora.

Com a leitura como ponto de partida, o projeto busca ainda estimular a criatividade, a expressão oral e escrita, além de promover valores como responsabilidade e respeito pelos materiais e pelas contribuições dos colegas.

“Queremos criar um ambiente positivo e motivador que encoraja os alunos a manterem o hábito da leitura mesmo após o término do projeto, cultivando assim uma prática contínua de aprendizado e crescimento pessoal”, concluiu a coordenadora.

cadastro enviado com sucesso