Projeto fortalece vínculos entre alunos, pais e escolas

A manhã deste sábado (25) foi repleta de atividades e integração em três escolas da rede municipal com o Projeto Família na Escola, um desdobramento do tema “Educação para vida: Escola e Família de mãos dadas”, que vem alcançando resultados. As atividades, reunindo alunos, familiares e profissionais da Educação, aconteceram nas Escolas Ignácio Hugo de Souza (Penha), Felizarda Maria Conceição Azevedo (Machadinha) e Regina Celi Passos (Caxias). A prefeita Fátima Pacheco, o subsecretário de Educação, Ailson Belarmindo, e a coordenadora de Ensino, Helena Lima prestigiaram a programação nas três unidades.
“Com parceria e integração entre família, escola e comunidade vamos elevando a qualidade do ensino no nosso município. É uma grande satisfação ter os pais e responsáveis acompanhando e prestigiando seus filhos em atividades como essas”, disse a prefeita. Helena Lima destacou a relevância da atividade. “A principal proposta do evento é promover a integração entre escola e família e lembrar que a unidade de ensino é um espaço de aprendizagem, mas também um lugar onde os responsáveis podem participar, de forma efetiva, na vida das crianças”, ressaltou.
Ailson Belarmindo também falou sobre os eventos. “Enquanto secretaria de Educação estamos muito felizes em vermos as unidades recebendo as famílias para essa atividade que faz parte do projeto anual da Educação”, pontuou.
Na Escola Felizarda Maria Conceição Azevedo, que atende 104 alunos em tempo integral, a atividade intitulada “O Dia de quem cuida de mim”, garantiu a integração no ambiente escolar com uma programação especial com apresentações e oficinas onde o objetivo maior foi levar as famílias para mais perto da escola. “Dentro do contexto da sociedade atual, buscamos fazer um dia especial para incluir a família, seja de que forma ela for, valorizando a máxima de que família é quem cuida da gente. Esse evento é uma das ações do nosso projeto “Família e Escola Quilombola: Intercâmbio de Saberes para transformar vidas”, explicou o diretor Allan Alves.
Já na Escola Regina Celi Passos, em meio a muita diversão, brincadeira, atividades lúdicas, apresentações de teatro, mostra pedagógica e lanche coletivo, os participantes conheceram um pouco da rotina escolar dos seus pequenos aprendizes com abordagem do tema “Quem Ama Cuida”. Outro destaque foi a palestra com o Cardiologista e Hebiatra Niraldo Maciel. “O dia da família na escola é um dia de atividade extracurricular que faz parte do plano de ação da escola e muito contribui para o enriquecimento das experiências pedagógicas. Família e escola são parceiras no desenvolvimento e educação de nossos alunos e momentos como este fortalecem esse laço”, disse Jéssica Barreto, que divide a direção da unidade com Adailza Longhi, reforçando a importância da escola e a família trabalharem em equipe.
Localizada no bairro da Penha e atendendo alunos do maternal II ao 5º ano, a Escola Ignácio Hugo promoveu o “Gincana da Família”. A programação contou com músicas, gincanas, apresentações dos alunos, brinquedos, momento de oração, sorteio de cesta de café da manhã, além de distribuição de lanches.
“Foi um momento muito importante de integração das famílias com a escola. A ideia foi proporcionar uma reflexão sobre a importância da família e o valor que ela tem, não só para o aluno, mas também para a própria escola”, ressaltaram Mara Massena e Neide Aparecida Andrade, diretoras da escola.
Os pais que aproveitaram a manhã para acompanhar seus filhos elogiaram a atividade. “Sabemos o quanto é importante a nossa presença na escola, de conhecermos os professores e cada profissional, mas às vezes a correria não deixa e esse tipo de evento vem nos proporcionar isso”, comentou Carla Damiana Silva Nascimento. Lucas Cerqueira é pai e além de participar das atividades, abrilhantou a festa através da música. “Foi gratificante demais. Muitas vezes, devido as tarefas do dia a dia, não conseguimos dedicar muito tempo aos nossos filhos, e esse momento nos proporcionou justamente isso, além de todo carinho e atenção que recebemos dos profissionais. Só tenho a agradecer”, completou.