Projeto Farmácia Viva é apresentado em Congresso Internacional

O município de Quissamã está participando do 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares e Saúde Pública, no Rio, com o projeto “Criação de Farmácia Viva como promotor de Saúde e Educação”, apresentado pela enfermeira Sheila Batista e pelo professor Gilberto Zanetti.
Na ocasião, também acontece o 3º Congresso Internacional de Ayurveda. Os dois eventos, com programação integrada, são organizados pelo Ministério da Saúde e realizados no Riocentro, reunindo, aproximadamente, quatro mil pessoas, entre pesquisadores, profissionais da saúde, gestores, representantes de organismos internacionais ligados às práticas integrativas e público em geral.
Participam também do evento, representando Quissamã, a fisioterapeuta Cristiane Medeiros, que trabalha com auriculoterapia no serviço de FisioterapiaMunicipal, e a professora de Educação Física Fabiana Augusta da Silva, que atua com portadores de doenças crônicas.
Sheila Batista conta que as práticas integrativas são complementares ao atendimento e estão inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS), em diversos serviços no país. “Em Quissamã, temos a fitoterapia farmácia viva, iniciada com plantio das ervas medicinais e também com os serviços de acupuntura e auriculoterapia”, explicou.