Projeto de sinalização turística, construção de 100 casas e infraestrutura do Sítio Quissamã 2 na pauta do dia

Mais um passo foi dado para a implantação da sinalização turística indicativa de Quissamã. Nesta terça-feira (21), a prefeita Fátima Pacheco, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso; o subsecretário Marcos Simas; e Edmar Gomes, do setor de captação de recursos do município, foram recebidos no Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA), no Rio de Janeiro, pelo diretor da instituição Manolo Salazar, e pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Obras do Rio de Janeiro (Seinfra), Bruno Kazuhiro. Na pauta do dia, a assinatura e a entrega do projeto de sinalização turística, que será realizado com recursos de R$ 480 mil, de emenda parlamentar da deputada federal Soraya Santos. Durante o encontro, foi confirmada pela secretaria de Estado a homologação da licitação de 100 casas populares, que serão construídas no Conjunto Habitacional Luiz Gonzaga Lemos, e o andamento do projeto de drenagem e esgotamento sanitário para o Sítio Quissamã 2.
“Esta ação é muito importante para o município de Quissamã, agregando valor em uma área que a gente precisa muito, que é o turismo, que ganha um projeto de uma equipe qualificada, aqui do instituto. Esse projeto que acabamos de receber, de sinalização, vem exatamente ao encontro de uma demanda importante para a nossa cidade, que é ampliar e valorizar ainda mais as belezas turísticas, gerando renda, emprego e desenvolvimento. Tivemos mais boas notícias no dia de hoje, envolvendo a homologação da licitação para a construção de 100 casas populares e o projeto de drenagem e esgotamento sanitário para o Sítio 2, uma demanda antiga dos moradores. Queremos agradecer ao governador e aos secretários pela parceria. São passos importantes para a mossa cidade”, disse Fátima Pacheco.
“O governador sempre diz que o turismo tem um enorme potencial econômico para o nosso Estado, e que a gente já teve, em certos momentos, uma dependência do petróleo, e que o turismo é o novo petróleo. Dentro desta lógica, temos uma cidade como Quissamã, que é muito importante para o nosso Estado e que merecia um estudo bastante aprofundado de seus atrativos turísticos e, consequentemente, uma sinalização pra quem visita o município poder identificar, mais facilmente, esses pontos turísticos. O IEEA é vinculado à Seinfra e fez um trabalho brilhante. Ficamos muito honrados em participar deste momento de entrega, por entender que estamos contribuindo para a essa pujança econômica que o seguimento pode ter em Quissamã”, concluiu o secretário Bruno Kazuhiro.
“É um prazer receber os representantes de Quissamã. O IEEA é uma referência histórica em sinalização turística, inclusive com a Caixa Econômica Federal, e estamos entregando um produto exclusivo para a cidade. É a oportunidade de mostrar a nossa qualidade técnica, nosso profissionalismo, cumprindo o nosso papel institucional, que é dar suporte a todo o Estado do Rio de Janeiro”, pontuou Manolo Salazar.
Desde de fevereiro deste ano, os profissionais do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA) realizaram estudos para a implantação das placas turísticas no município.