Projeto de Contação de História estimula a leitura

Alunos do Pré I e Pré II da Escola Municipal Sementes do Futuro participaram, nesta quarta-feira (4), da culminância do Projeto de Contação de História, realizado durante o ano letivo na unidade escolar. As atividades, desenvolvidas pela Coordenação de Gestão Pedagógica (Cogep), foram realizadas nos turnos da manhã e tarde pelas professoras Rosângela Barcelos e Maria Josefa de Souza Pessanha, que de forma lúdica levam a literatura para as salas de aula e mudam a rotina dos pequenos aprendizes.
A Coordenadora Pedagógica da escola Márcia Campos Duarte ressalta que o projeto tem como proposta incentivar e despertar nas crianças o hábito de ler e ouvir histórias. “Ao longo do ano foram realizadas várias dramatizações infantis, envolvendo também as crianças nas apresentações. É uma iniciativa que só vem agregar aos nossos alunos. Nessa culminância, foi feita uma encenação sobre o nascimento de Jesus, falando sobre o Natal, sobre a união das famílias, gratidão, e vários outros valores trabalhados pelos professores em sala de aula”, destacou.
Maria Josefa fala da alegria em levar um pouco da literatura infantil para os alunos. “É um momento de novos aprendizados e encantamento para eles e para nós também. Ao longo do ano trabalhamos várias histórias, entre elas da escritora Ana Maria Machado, que recentemente visitou o município. E hoje no encerramento das atividades, contamos um pouco a história do nascimento de Jesus”, frisou.
A Escola Municipal Sementes do Futuro oferece a educação do Maternal II ao Pré II e conta com 182 alunos matriculados, com idade entre 3 e 5 anos. Na próxima semana, a atividade vai envolver os alunos do Maternal.