Projeto da Guarda Mirim é apresentado em encontro

Quissamã passará a contar com o Projeto da Guarda Mirim. A atividade, que atenderá adolescentes e jovens, com idade a partir de 15 anos, está inserida no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para a Juventude (Programa Jovens em Ação), da secretaria municipal de Assistência Social. Nesta sexta-feira (26), a iniciativa foi apresentada aos futuros participantes, no auditório do Instituto Federal Fluminense, como parte das ações de integração realizadas desde a última quarta-feira (24), e contou com apresentação de representantes da Guarda Mirim de Carapebus.
Com a proposta de ocupar o tempo ocioso de jovens, assim como fazer o resgate e inserção deles na sociedade em que vivem, o Projeto da Guarda Mirim é um sonho que se torna realidade na cidade abrindo portas para adolescentes que almejam crescer e se preparar para uma futura inserção no mercado de trabalho.
“O Guarda Mirim é um projeto que se tornou referência em Carapebus e que nos motiva bastante. Será uma oportunidade para nossos jovens aprenderem mais sobre cidadania, direito, deveres de crianças, adolescentes e todo conhecimento necessário para quando atingirem a maioridade estarem em condições de disputar uma oportunidade de trabalho. É uma ferramenta que poderá fazer a diferença na vida de cada um”, disse o coordenador de Segurança Pública de Quissamã, Janderson Chagas.
O inspetor da Guarda Municipal de Carapebus e coordenador da Guarda Mirim, Hélio Antônio Souza e Silva relembrou a implantação do programa no município e o sucesso que vem obtendo ao longo dos anos com jovens e adolescentes. “É uma iniciativa que deu certo e que vem alcançando resultados positivos. Temos exemplos de pessoas que passaram por nós e hoje são excelentes profissionais no mercado de trabalho. A Guarda Mirim é uma iniciativa que surgiu com a proposta de resgatar e inserir jovens na sociedade para que sejam exemplo. Por isso, tem como principais objetivos trabalhar a disciplina, hierarquia, além da preocupação de fazer com que eles sejam reconhecidos na sociedade em que vivem como cidadãos de respeito”, ressaltou Hélio.
O evento contou ainda com a participação do comandante da Guarda Municipal de Quissamã, Arilson Barros, o subcomandante Vagner José da Conceição; o responsável pela Ronda Escolar GM Luis Felipe Fidélis, e o GM de Carapebus Maurício Andrade.
O Programa Jovens em Ação vai beneficiar 300 adolescentes com idade entre 15 e 17 anos, 11 meses e 29 dias, que a partir do próximo dia 2 estarão inseridos nos diversos setores da Prefeitura e na Guarda Municipal. Por meio da atividade, de três horas diárias, sendo três dias nas atividades escolhidas e dois de ações complementares, sempre no contraturno escolar, os participantes terão acesso a bolsa-auxílio mensal de R$ 300.