Projeto Abrace reuniu comunidade na Escola Maria de Lourdes

Uma manhã de atividades recreativas, informações e muito afeto, foi o que aconteceu na E.M. Profª. Maria de Lourdes na manhã de sábado (8), com o desenvolvimento do Projeto Intersetorial Abrace, de fortalecimento de laços entre escola e família. O evento contou com jogos e brincadeiras, como futsal, voleibol, corrida de carrinho de mão, tamanca, totó, parquinho, dança e apresentação musical, envolvendo crianças, seus pais e equipe da escola.
“Todas as atividades desenvolvidas foram pensadas em parceria com as secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e as coordenadorias de Esporte e Juventude, Cultura, Comunicação Social e Guarda Municipal, tudo para proporcionar, a todos, momentos de descontração, alegria, bem estar e afetividade”, disse a diretora Ana Claudia Barcelos em suas boas vindas.
Na sequência a diretora do Ambulatório de Saúde Mental, Fabiana Marins, conversou com os presentes, mostrou que é possível conversar através da fala, dos gestos e também pelo olhar e propôs uma brincadeira de reconhecimento dos filhos, pelos pais, através do tato. E, com isso, pediu que enxergassem seus filhos agora, para não precisarem tratar de situações como o afastamento entre eles mais tarde.
“O objetivo é a integração entre as famílias, escola e demais secretarias e coordenadorias da Prefeitura, para que a família tenha confiança em nossas unidades escolares. Para que a criança perceba que a escola é, também, a casa dela. Por isso a escolha do nome foi perfeita, porque o que queremos é abraçar a nossa comunidade”, esclareceu o secretário de Educação, Robisson Serra.
Segundo o coordenador de Esporte e Juventude, Cássio Reis, sua equipe participou dando suporte nas atividades esportivas e de jogos de salão. “O que esperamos é que, com a participação efetiva dos pais torcendo e apoiando, as crianças se sintam seguras para participar de tudo oferecido aqui hoje e, também, nos demais momentos da suas vidas.”
A Assistência levou para a escola uma oficina de bijuterias, sucesso principalmente entre as meninas, que puderam crias chaveiros, colares e brincos, com as professoras Beatriz e Cristiane Ferreira que, em breve, estarão ensinando a arte aos assistidos pela secretaria, através do Centro de Referencia em Assistência Social – CRAS, no Centro e na Penha. Outra atividade oferecida pela secretaria foi o atendimento com informação, busca e acréscimo de dependentes no Bolsa Família.
A equipe da Saúde Escolar escolheu trabalhar com pais e alunos, para fortalecimento de vínculos, com dinâmicas que envolveram o tema ‘Cultura da Paz’, com conceitos que estimularam a parceria e companheirismo. No trabalho foram utilizados textos, dobraduras e músicas, sob a coordenação da enfermeira Rosemary Braga.
No encerramento a prefeita Fátima Pacheco agradeceu a todos e falou da importância da participação dos pais nos eventos das escolas. “Estamos vivendo um tempo que oferece perigo às nossas crianças e jovens, e não há nada mais poderoso do que o diálogo, ou do que o abraço de um pai ou uma mãe. Por isso a importância de investirmos na educação, como forma de vê-los crescer para se tornarem cidadãos do bem. É isso que queremos para todos”.
Durante toda manhã as crianças foram supervisionadas pela equipe da escola e das demais secretarias e coordenadorias e contaram com pipoca e lanche, além de um bolo ao fim do evento.