Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Programação variada marcará os 21 anos do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba

Programação variada marcará os 21 anos do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba

Em Quissamã, as atividades comemorativas pelos 21 anos do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba acontecerão neste domingo (5), a partir das 12h, no Mirante de Visitação, próximo à Lagoa da Garça. O evento, aberto ao público, vai contar com a participação de ciclistas, trilheiros e jipeiros dos municípios de Macaé, Carapebus, Campos dos Goytacazes e Quissamã.
A programação inclui praça de alimentação, mini-trio com a Banda MR-6 e retomada da obra do Mirante. O acesso ao local pode ser feito também por carros de passeio. O subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Luiz Carlos Fonseca Lopes, explica que o Parque completou seu aniversário em 29 de abril, e que a ação na cidade vai fechar o cronograma de atividades que já vem acontecendo em Macaé e Carapebus, municípios que também abrangem a unidade de conservação federal.
“São 21 anos de avanços, conquistas e estudos de plano de manejo. Estamos aproveitando o aniversário para fazer a retomada da obra do Mirante, que já foi licitada e homologada. É importante destacar que o Parque, além de ser Unidade de Conservação Ambiental, permite o uso público e isso faz com que possamos trabalhar com turismo dentro da área. E o turismo é uma peça fundamental para Quissamã na geração de renda. Temos muito interesse que o Parque se consolide”, disse Luiz Carlos, destacando ainda o interesse do município em manter a parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), para que juntos, possam gerar emprego e renda por meio do turismo.
O analista ambiental e subchefe da Unidade de Conservação, Marcos César dos Santos, explica que o programa de uso público do Parque, que prevê a instalação de estruturas de apoio, já está aprovado e que o próximo passo será a implantação destas áreas. “Além disso, teremos, em Quissamã, o Mirante de Visitação, que é uma grande conquista para o parque e também para o município, que passará a contar com uma estrutura de visitação em áreas naturais e um ponto de excelência para atividades de educação ambiental. E considerando que Quissamã é o município que detém a maior área do parque, entendo ser um momento histórico a retomada das obras da torre, que servirá como um ponto de apoio às ações de proteção, educação ambiental e uso público do local”, ressaltou.
O Parque de Jurubatiba está localizado no norte do Estado do Rio de Janeiro e engloba os municípios de Macaé (1%), Carapebus (34%) e Quissamã (65%). A unidade é composta por 44km de praias e 18 lagoas costeiras de rara beleza e de grande interesse ecológico. É considerado ainda um abrigo para diversas espécies de fauna e flora das restingas que, em outros locais do país, estão em risco de extinção. Já foram, inclusive, encontradas novas espécies na área da Unidade.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.