Programa Viver Quissamã apresenta primeiras ações de incremento ao turismo

O resultado das primeiras ações de turismo do Programa Viver Quissamã foi apresentado nesta quarta-feira (15/09) à prefeita Fátima Pacheco e aos secretários municipais. A proposta do encontro foi alinhar as políticas públicas de incentivo ao setor. Protagonismo da população, mapeamento de rotas, qualificação dos serviços são alguns pontos abordados no planejamento do programa. As belezas naturais e o patrimônio histórico do município podem ser conferidos na página @viverquissama.
– Quissamã tem um Parque (Nacional da Restinga de Jurubatiba), patrimônio histórico e agora planejamento. Uma direção para o turismo e todos os setores da prefeitura têm que estar alinhados. Vamos caminhar com a iniciativa privada, o poder público entendendo a parte dela que é cuidar da cidade e implementando ações de incentivo ao setor – destacou a prefeita Fátima Pacheco.
Através do Programa Viver Quissamã, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo realizaram pesquisa junto à rede de turismo e constatou que mais da metade, 52%, já está cadastrada no CADASTUR – Sistema do Ministério do Turismo de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor. O levantamento traz ainda que a maior parte dos entrevistados pretende oferecer turismo de experiência e já está nas redes sociais divulgando seus produtos. Foram ouvidos representantes, como: guia de turismo, agência, transporte, alimentação, hospedagem e eventos.
– Para planejar o turismo é preciso conhecer a estrutura já oferecida e a perspectiva dos atores envolvidos. Entender como essa estrutura funciona hoje para que possamos promover capacitação, qualificar serviços, elaborar calendário de eventos turísticos, dentre outras ações. Nosso papel hoje é consolidar Quissamã na rota do turismo e o município tem capacidade de incrementar este segmento – frisou a turismóloga Daniele Feyo.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, ressaltou que o Programa Viver Quissamã tem como proposta demonstrar a importância da atividade turística como instrumento de desenvolvimento econômico, social e cultural.
– Temos um potencial enorme, mas precisamos organizar, formatar produtos para que quando Quissamã se coloque no mercado saibam exatamente o que o município tem a oferecer – Arnaldo Mattoso.