• Secretaria de Saúde

Programa Saúde na Escola firma parceria com a Secretaria de Educação para realizar teste de Snellen nas unidades

A Secretaria de Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola, firmou parceria inédita com a Secretaria de Educação para realizar teste de Snellen nas unidades de ensino do município e contou com o apoio dos profissionais da Unidade de Saúde da Família – USF e do Programa Saúde da Criança e Adolescente.

A Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo, na comunidade de Machadinha, foi a primeira a receber a ação, que tem como objetivo fazer um diagnóstico primário relacionado à dificuldade visual, uma vez que o comprometimento da visão, implica a aprendizagem. O adolescente foi encaminhado para o oftalmologista no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas.

No último sábado (26), foi a vez da Escola Municipal Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida, em Santa Catarina, contar com a equipe da Saúde. O exame de acuidade visual é um dos testes de avaliação ocular. Quando a criança apresenta alterações na visão, este exame pode ser realizado. O exame especifica se a visão está ou não funcionando normalmente.

A avaliação não requer nenhum preparo prévio e pode ser feita em poucos minutos. Para o teste, o aluno deve ficar sentado à distância específica da projeção ou monitor com a tabela de Snellen; cobrir um dos olhos; ler em voz alta as letras que enxerga com o olho descoberto e repetir o processo no outro olho.

“A acuidade visual é um exame de rotina realizado normalmente numa consulta oftalmológica, mas numa iniciativa inovadora, resolvemos levá-lo para as escolas. Ele nos mostra se tem algo errado com a visão, pois nos diz o quanto a criança enxerga. Muitos alunos não percebem que têm a visão ruim e só descobrem após o exame”, destacou a coordenadora do Programa Saúde na Escola.