Programa Quissamã Mais Segura garante aumento do número de policiais civis no município

A Prefeitura de Quissamã está em constante diálogo com órgãos de segurança para abordar estratégias e intensificar as ações integradas no município. No último dia 16, foi anunciada pelo secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Vitor Arquejada, e o delegado da 130ª Delegacia de Polícia (130ªDP) em Quissamã, Raul Morgado, a renovação do Programa “Quissamã Mais Segura”.

Convênio entre o Governo do Estado do Rio, por meio da Secretaria de Polícia Civil, e a Prefeitura de Quissamã, o objetivo do programa é aumentar o efetivo de policiais na 130ªDP, com a presença de mais dois policiais em RAS (Regime Adicional de Serviço), em escala diária de 12 horas.

O RAS foi criado para remunerar o trabalho dos agentes de segurança em seus dias de folga e/ou férias, complementando a renda dos profissionais e reforçando o patrulhamento.

“Quissamã foi pioneira, na Região Norte Fluminense, na assinatura desse modelo de convênio, servindo de referência para outras cidades em virtude dos bons índices alcançados no atendimento às demandas de segurança pública apresentadas pela população, além do aspecto preventivo, sendo mais um investimento da municipalidade”, enfatizou o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Vitor Arquejada.

O delegado Raul Morgado destacou que o aumento do efetivo tem gerado impactos positivos, incluindo maior presença de policiais nas ruas, aumento no número de investigações e inquéritos finalizados, diligências realizadas e cumprimento de pedidos de prisão.

“Entre os pontos relevantes do convênio está a alocação de um policial dedicado a investigar casos de violência doméstica, incluindo aqueles contra crianças e idosos. A rapidez e eficácia na resposta a esses casos sensíveis são cruciais. A colaboração entre o Estado e o município de Quissamã visa melhorar a qualidade dos serviços de segurança pública oferecidos”, avaliou o delegado Raul Morgado.