Programa Jovens em Ação completa um mês de atividades

A secretaria de Assistência Social realizou, na manhã desta quinta-feira (13), o I Encontro de Avaliação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Jovens em Ação. A atividade marcou um mês de implementação do programa, que viabiliza aos jovens novas experiências, proporcionando o primeiro contato com o mercado de trabalho, por meio da atuação direta nos diversos setores da Prefeitura. Na ocasião, também foi anunciado o primeiro pagamento, no valor de R$ 300, e houve ainda apresentação da Guarda Mirim.
A coordenadora do Programa Jovens em Ação, Rosilene Rodrigues, falou da satisfação com a inserção dos jovens. “Ficamos felizes em saber que eles estão envolvidos em várias atividades e desejamos que aproveitem essa oportunidade única para aprender e obter mais conhecimentos”, disse.
A secretária de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães, também destacou a iniciativa. “Essa ação, assim como muitas outras que estamos desenvolvendo, já está servindo de modelo para outros municípios. É uma iniciativa de promoção, de integração e de fortalecimento dos vínculos, que está dando certo e contribuindo com o futuro de nossos jovens”, enfatizou.
O programa contempla, atualmente, 300 participantes, que estão distribuídos em diversos setores da Prefeitura e também na Guarda Mirim municipal. “O Programa da Guarda Mirim é um sonho que se tornou realidade. É uma satisfação ver a evolução dos jovens em tão pouco tempo de atividade e saber que eles trilhando bons caminhos”, completou Tânia.
A prefeita Fátima Pacheco, ainda em meio a emoção pela realização do desfile comemorativo pelos 30 anos de emancipação político-administrativo de Quissamã, reforçou a importância do programa. “É fundamental destacarmos que os programas sociais não podem ser considerados depósitos e sim ações que causam impactos importantíssimos na vida das pessoas e de todo município. Quando liberamos o pagamento do complemento de renda, a cidade inteira sente o reflexo”, ressaltou a prefeita, que foi homenagem durante o evento.
O programa tem como objetivo proporcionar vivências e experiências de aprendizado profissional, cultural e educacional aos jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade e tem feito a diferença na vida dos integrantes. “Participar das atividades está sendo uma experiência incrível. Além de aprender coisas novas, estamos tendo contato com o mercado de trabalho. Que cada um de nós dê valor a essa oportunidade única”, disse Marcos Vinícius Gonçalves, que pretende cursar Pedagogia e Letras e seguir a carreira de professor.
Grasielly Ferreira Nascimento está atuando no setor de Contabilidade e destaca a satisfação em fazer parte do programa. “Em nome de todos os jovens, só tenho a agradecer por essa iniciativa e que possamos aproveitar da melhor forma”, disse.
O evento, realizado no auditório da sede do Executivo, contou com a participação dos pais e familiares dos jovens, da prefeita Fátima Pacheco, do secretário de Governo, Marcinho Pessanha; da secretaria de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães; da subsecretária Rosane Barros; da coordenadora do Programa Jovens em Ação, Rosilene Rodrigues; do coordenador de Segurança Pública, Janderson Barreto; do presidente da Câmara Municipal, Luciano Pessanha; e dos vereadores José Borba, Leone Cordeiro, Luiz de Acil e Chiquinho Arué.