Programa Jovem em Ação é lançado com 300 participantes inclusos

Marcando mais uma importante conquista para o município, em especial para os jovens e familiares, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu, na noite de quinta-feira (2), o lançamento do Projeto Jovens em Ação, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para a Juventude. O programa de promoção e inclusão social vai garantir aprendizado e novas vivências para 300 jovens com idade entre 15 e 18 anos. Participaram da atividade, realizada no Auditório do prédio administrativo, a Prefeita Fátima Pacheco, além de secretários, coordenadores, vereadores, pais, responsáveis e integrantes do programa.
A Prefeita Fátima Pacheco reforçou que o programa é de grande importância. “É uma grande satisfação ver o auditório lotado, com a presença de participantes e familiares. Esse é um passo para a inclusão que estamos dando. Por meio dessa iniciativa, vamos beneficiar os jovens e inseri-los em atividades de aprendizado em diversos setores da Prefeitura e na Guarda Municipal. Eles terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia e a rotina de trabalho das secretarias, com uma bolsa auxilio de R$300 por mês. Também é importante frisar que a meta é ampliar o número de vagas e contemplar mais jovens”, disse, ressaltando a importância da parceria com a Câmara Municipal e reforçando aos participantes “que somos do tamanho dos nossos sonhos”.
A Secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, falou que os jovens passarão a atuar nas repartições públicas a partir da próxima semana. “Acreditamos que esse é um momento de muitas expectativas tanto para os participantes, quanto para nós e para os familiares. Através do programa oportuniza-se novas perspectivas de vida aos integrantes”, ressaltou a Secretária.
Fernanda Barreto, Júnior Magaldi e Eulir Rodriguês, estão entre os jovens que integrarão o programa e falam das expectativas. “É uma oportunidade única em nossas vidas e esperamos crescer profissionalmente e também como pessoas. Será nossa primeira base para que possamos alavancar o mercado de trabalho, onde teremos a chance de atuar e conhecer profissionais de diversas áreas, vivenciar a rotina deles”, ressaltaram.
Tatiana Maximiano é mãe de Mariana Maximiano, que também vai participar do programa, e destaca que a iniciativa é mais que uma oportunidade para inserção dos jovens em atividades e tirá-los da ociosidade. “A expectativa é vê-los crescendo em suas vidas pessoais e profissionais. Esse será o primeiro contato deles com o mundo do trabalho e a gente deseja que de fato eles aproveitam essa chance e deem o melhor em cada função que forem desempenhar”, disse Tatiana.
Janaína Magaldi, mãe do Júnior, compartilha da mesma opinião. “Que eles possam aproveitar ao máximo essa oportunidade. E aos envolvidos com a iniciativa, só tenho a agradecer”, disse.
O programa têm como objetivo proporcionar vivências e experiências de aprendizado profissional, cultural e educacional aos jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, com o desenvolvimento de suas habilidades. Eles atuarão nas repartições públicas por três horas diárias, sendo três dias nas atividades escolhidas e dois de ações complementares, sempre no contraturno escolar, e serão acompanhados por uma equipe composta por psicólogos, assistentes sociais e orientadores.
Recentemente, os jovens participaram de atividades de integração no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF). A programação contou com palestras motivacionais, apresentações culturais e a apresentação do Programa da Guarda Mirim, entre outras atividades.
Também participaram do lançamento do programa a Subsecretária de Assistência Social, Rosane Barros; a Coordenadora do programa, Roselene Pessanha Rodrigues; o Secretário de Governo, Márcio Pessanha; a Secretária de Saúde, Simone Flores, a Secretária de Administração, Udete Ferriol, o Subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Carlos Fonseca Lopes, os vereadores Xande Moreno, Leone Cordeiro; Chiquinho de Arué; Luiz de Acil; Cássio Reis; o Presidente da Câmara, Luciano Pessanha; e Luiz Felipe, da Ronda Escolar.