Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Secretaria de Saúde
  • Programa Hiperdia de Quissamã celebra mês de conscientização sobre o diabetes com atividades educativas

Programa Hiperdia de Quissamã celebra mês de conscientização sobre o diabetes com atividades educativas

A coordenação do Programa Hiperdia, em parceria com o Programa Saúde do Trabalhador, realizou na manhã desta terça-feira (8), na varanda do Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, uma atividade educativa para destacar a campanha mundial de conscientização chamada “Novembro Diabetes Azul”, já que o Dia Mundial do Diabetes é na próxima segunda-feira (14).

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose transformando-as em energia para manutenção das células do organismo. A doença crônica pode levar a cegueira, insuficiência renal e até amputação.

Camille Ramos, coordenadora do Programa Hiperdia, ministrou uma palestra sobre o tema e falou sobre os sintomas. “Eles podem variar de acordo com o tipo da doença, porém, de forma geral os primeiros sinais e sintomas são cansaço frequente, fome excessiva, perda de peso repentina, sede fora do normal, muita vontade de ir ao banheiro e escurecimento de dobras, como a da axila e do pescoço, por exemplo”, afirmou.

No evento, também teve o teste de glicemia capilar, que tem como objetivo, medir o açúcar presente no sangue em determinado momento do dia. Ele é feito com uma única gota de sangue, indicado para pessoas com quadros hipoglicemia, pré-diabetes e diabetes.

O colaborador da empresa Prisma, Amaro José Pinto da Silva, de 54 anos, fez o teste de glicemia e mesmo sem ter nenhum sintoma, foi constatado que a sua taxa estava alta. A profissional, indicou que o melhor a fazer neste momento, é procurar a Unidade de Saúde da Família – USF para cuidar dessa questão.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.