Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Programa de Saúde do Homem promove roda de conversa sobre prevenção ao câncer de próstata

O Novembro Azul é o mês dedicado a conscientização e prevenção do câncer de próstata. O intuito é estimular os homens a cuidar da saúde e procurar um médico para que sejam acompanhados com regularidade. Por isso, a semana já começou com uma roda de conversa na manhã desta segunda-feira (07), para os idosos assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Pessoa Idosa, antigo PAI, no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de Santa Catarina.

A ação foi uma parceria entre o Programa de Saúde do Homem, os profissionais da Unidade de Saúde da Família – USF e os colaboradores CRAS. Antônio Carlos da Silva, explicou para aproximadamente 50 pessoas, que o câncer de próstata, é tipo mais comum entre os homens e é a causa da morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasia maligna. “Fiquei feliz em vê-los interagindo e sem vergonha para fazerem perguntas, pois ainda vivemos numa sociedade machista”, afirmou o coordenador Programa de Saúde do Homem.

No período da tarde desta terça-feira (08), a atividade foi a USF de Caxias. A campanha contou com a para participação do médico Thales Mont’alto, teve distribuição de materiais educativos, teste de glicemia, sífilis, hepatites B e C e HIV, aferição de Pressão Arterial – PA, e agendamento de consultas. “Esse tipo de evento faz com que a informação chegue às pessoas, e assim, conscientiza a população que ir ao médico e procurar ajuda é a melhor saída, principalmente entre os homens, pois muitos acham que são super-heróis e que essas doenças não lhes acometem”, conclui Antônio Carlos.

Quando o câncer é diagnosticado no início, entre 85% e 90% dos pacientes, pode ser curado. Se o tumor já estiver avançado, a eficiência do tratamento diminui. “Nesses casos, o tratamento não é mais curativo, mas sim paliativo. Por isso, é fundamental que todos os homens procurem um urologista regularmente”, alegou Antônio Carlos. Nesta quarta-feira (09), a partir das 18h, a equipe da USF do Carmo estará no Ginásio Poliesportivo Walth Mille Pessanha com mais uma ação voltada para o Novembro Azul.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.