Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Programa de Óleo Vegetal Usado projeta aumentar volume em 2024

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEMAG), inicia o ano de 2024 com uma nova meta para o Programa de Coleta de Óleo Vegetal Usado (PCOV), visando aumentar o quantitativo de óleo coletado.

No final de 2023, representantes da SEMAG visitaram os três estabelecimentos comerciais que mais contribuíram com a correta destinação adequada do óleo; sendo eles: Rei Jardinagem e Paisagismo (2.565L); Boteco da Freguesia (600L) e Restaurante Santa Ceia (400L).

O PCOV é trabalhado junto à população e em parceria com os estabelecimentos comerciais, com a finalidade de aumentar a adesão e elevar o volume coletado, evitando a contaminação e poluição do ambiente.

“O programa vem crescendo devido ao engajamento da equipe e a participação dos comerciantes e munícipes”, comentou o agente de saneamento, André Figueiredo .

O Projeto de Coleta, com abrangência em todo município (residencial ou comercial), faz a ligação entre os geradores do resíduo e a empresa que fará a reciclagem. Para grandes geradores, lanchonetes, restaurantes, padarias, entre outros, a SEMAG disponibiliza bombonas (tambores de plástico) com capacidade para armazenar até 25 litros.

O recolhimento pode ser semanal, quinzenal e mensal, de acordo com o volume gerado em cada estabelecimento. Nas residências, o óleo deve ser armazenado em garrafas PET e o volume mínimo para o recolhimento é de 2 litros, que possibilita a troca por uma frasco de 500ml de detergente líquido.

O jovem do Programa Juventude Ativa, Gabriel Grijó, relatou a satisfação em participar do PCOV.

“É grande a satisfação em saber que a atitude de descartar o óleo corretamente, colabora para a melhoria do meio ambiente”, disse.

Já a engenheira florestal, Manon Perdomo, afirmou que a participação da população de Quissamã é fundamental para a manutenção e crescimento do PCOV.

“Vamos buscar solidificar e ampliar a nossa rede de parcerias, tendo como meta chegar ao final de 2024 com volume superior ao último ano”, ressaltou Manon.

A secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca disponibiliza um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) localizado no Parque de Exposições – Rua Manoel Gomes dos Santos, nº 150, Alto Alegre, e o disk-óleo para agendamento de coleta pelo telefone: (22) 2768-6432.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.