Programa de Microcrédito tem redução na taxa de juros

O Programa Municipal de Microcrédito Produtivo Orientado, considerado um importante instrumento para a geração de emprego e renda no município, completou este mês dois anos de funcionamento e segue contribuindo para o fortalecimento da economia local e para a realização dos sonhos de microempreendedores que planejam ampliar seus negócios. Para melhor atender os interessados, a partir deste mês, o percentual de juros ficou menor, com taxa de apenas 0,37% ao mês.
De acordo com a coordenadora do Programa, Vera Lúcia Patrocínio, o objetivo da iniciativa é fazer com que os MEIs tenham condições de alavancar seu negócio, tanto no campo financeiro quanto a estruturar seu negócio na área de gestão. “Em dois anos, desde a implantação do programa, em 2018, tivemos uma redução de 0,21% da taxa de juros. Quando iniciamos, a taxa era de 0,58% e agora é de 0,37%. É importante destacar que não existe outro município na região com uma política pública de microcrédito ou instituições financeiras que ofereçam uma taxa de juros tão baixa, sendo uma excelente oportunidade para os microempreendedores sejam eles formais, informais ou profissionais liberais”, destacou a coordenadora.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, reforça que essa nova taxa de juros é uma oportunidade inigualável para os empreendedores quissamaneses que tiverem dispostos a ampliar seus negócios, iniciar sua atividade, enfim, alavancar a sua renda, através do microcrédito. “Não há no mercado nenhum outro programa com uma taxa tão favorável, de modo a estimular a população”, reforçou.
O Programa de Microcrédito foi instituído pela Lei nº 1712, de 21 de setembro de 2017, e é uma ação da Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, via Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (FMDE), vinculado a uma coordenação específica de Microcrédito, que tem uma linha especial de financiamento, de até R$ 5 mil por interessado, com taxa de juros reduzida.
Para solicitar o Microcrédito, o interessado deve estar em dia com as obrigações fiscais (pessoa jurídica); não ter restrições cadastrais no SERASA/SPC; apresentar fiador com renda comprovada; ter empreendimento de, no mínimo seis em funcionamento na cidade; e morar em Quissamã há, no mínimo, dois anos e ter referências pessoais e uma bancária.
Já para se tornar um microempreendedor, o interessado deve realizar ao agendamento na Casa do Empreendedor, onde passará por palestras com representantes do Sebrae e da Casa, sobre as legislações e responsabilidades do MEI.
Outras informações podem ser obtidas na Coordenação de Microcrédito, que funciona na Casa do Empreendedor, de segunda a quinta feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, e às sextas-feiras, das 8h às 12h.