Programa de Microcrédito faz a diferença para empreendedores

Lançado em janeiro de 2018, o Programa Municipal de Microcrédito Produtivo Orientado – Acreditar Microempreendedor segue de portas abertas aos interessados. A iniciativa é viabilizada pela Prefeitura de Quissamã, por meio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e já mudou a realidade de vários microempreendedores, contribuindo para o fortalecimento da economia local. Os empréstimos oferecem as melhores taxas de juros do mercado.
Um caso de sucesso envolve Daiana Gomes de Souza, proprietária da Loja Souzart Doces e Delícias, uma das primeiras a obter o crédito, que com o capital em mãos promoveu melhorias no ambiente do estabelecimento e adquiriu mercadorias. O comerciante Décio Luiz Chagas, do bairro da Penha, com três décadas de experiência, há oito anos tornou-se microempreendedor. Com o recurso do microcrédito, ele pode comprar mercadorias em grande quantidade, pagou à vista e conseguiu preço mais acessível, coisa que antes não era possível porque comprava com boletos e acabava pagando juros altos.
Quem também seguiu pelo mesmo caminho foi Zuleide Ferreira da Silva, proprietária da LIIZ Lanchonete, localizada em Santa Catarina. Com o financiamento, ela completou o capital que vinha guardando para fazer a ampliação de seu espaço e melhor atender seus clientes.
A coordenadora do Programa de Microcrédito, Vera Patrocínio, explica como os interessados podem aderir à iniciativa. “O primeiro passo é agendar a visita com os agentes de crédito. Na sequência, os profissionais farão a visita para passar todas as informações, esclarecer dúvidas e apresentar as linhas de financiamento e valores, com simulações das parcelas a serem pagas mensalmente”, explicou a coordenadora, reforçando que o Microcrédito é ideal para empreendedores e oferece uma equipe de apoio capacitada. “Além disso, há acompanhamento de analista do Sebrae-RJ, que oferece ainda capacitação gratuita para empreendedores. A taxa de juros desse empréstimo para 2019 é de aproximadamente 0,5% ao mês, a melhor taxa de nossa cidade”, completou Vera.
O Programa Municipal de Microcrédito Produtivo Orientado, instituído pela Lei nº 1712, de 21 de setembro de 2017, está sob gestão da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, via Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico, vinculado a uma coordenação específica de microcrédito.
Para solicitar o financiamento, o interessado deve estar em dia com as obrigações fiscais (pessoa jurídica); não ter restrições cadastrais no Serasa/SPC; apresentar fiador com renda comprovada; ter empreendimento de, no mínimo seis em funcionamento na cidade; e morar em Quissamã há, no mínimo, dois anos e ter referências pessoais e uma bancária.
Outras informações, podem ser obtidas na Coordenação de Microcrédito, que funciona na Casa do Empreendedor, em frente a Prefeitura, de segunda a quinta feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, e às sextas-feiras, das 8h às 12h.