Programa de Microcrédito é trunfo para fortalecer economia

Quissamã passa a contar com um importante instrumento para a geração de emprego e renda. Na noite desta terça-feira (16), a prefeita Fátima Pacheco lançou o Programa Municipal de Microcrédito Produtivo Orientado – Acreditar Microempreendedor, que cria uma linha especial de financiamento, de até R$ 5 mil por interessado, com taxa de juros reduzida.
“Esse é um momento de alegria. Olho esse auditório e vejo profissionais de diversos setores. Vamos dar oportunidade a muitos trabalhadores e colaborar para o fortalecimento da economia local. É um programa inclusivo, que terá um olhar diferenciado”, destacou a prefeita, destacando ainda a parceria da Câmara Municipal na aprovação da projeto.
Para o superintendente do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Rodrigo Lira, o Acreditar Empreendedor tem potencial para revolucionar o desenvolvimento de Quissamã. “É um marco, principalmente quando há escassez de recursos. A grande dificuldade de quem pretende empreender, atualmente, está na falta de crédito. Agora isso será oferecido aqui”, frisou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, ressaltou que a inciativa vai atingir microempreendedores formais e informais, de diferentes segmentos. “O acesso ao crédito será feito de forma orientada, por agentes treinados com essa finalidade. Depois as propostas serão submetidas a um Comitê, que dará o parecer final. Queremos apoiar o setor com responsabilidade e qualidade”, completou.
Participaram ainda da solenidade, o vereador José Borba, a coordenadora do Acreditar Microempreendedor, Vera Lúcia Patrocínio; o gerente regional do Sebrae, Gilberto Soares; o gerente local do Banco do Brasil, Júlio Borges de Lima; e José Francisco Ramos Bastia, sócio-gerente da Bastia, Xavier e Cia Ltda, responsável pelo treinamento dos agentes que vão atuar no programa, e que receberam seus certificados durante a cerimônia de lançamento, realizada no auditório da Prefeitura.
O Programa Municipal de Microcrédito Produtivo Orientado, instituído pela Lei nº 1712, de 21 de setembro de 2017, está sob gestão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, via Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (FMDE), vinculado a uma coordenação específica de microcrédito. Mais detalhes podem ser obtidos na Casa do Empreendedor, que funciona à rua Barão de Vila Franca, em frente à Prefeitura.