Programa de Microcrédito abre leque de oportunidades

Lançado em janeiro de 2018, o Programa Municipal de Microcrédito Produtivo Orientado – Acreditar Microempreendedor vem mudando a realidade de microempreendedores do município e contribuindo para o fortalecimento da economia local. Daiana Gomes de Souza, proprietária da Loja Souzart Doces e Delícias, foi uma das primeiras a obter o crédito e com o capital em mãos promoveu melhorias no ambiente do estabelecimento e fez a aquisição de mercadorias.
Atuando no ramo há um ano, Daiana, que também trabalha com a produção de bolos de aniversários e casamentos, salgadinhos e doces personalizados e comuns, usou parte do valor obtido para realizar o sonho de ter uma cozinha para a confecção dos seus produtos. “Atualmente, minha produção é em casa, e com o empréstimo, tive a oportunidade de investir na melhoria de espaço em cima da loja, onde estou montando a minha cozinha, com previsão de começar a funcionar no próximo mês”, disse.
A microempresária considera que o Programa Microcrédito, implantado pela Prefeitura, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, oferece uma oportunidade para as pessoas estruturarem suas atividades. “Aconselho que todos busquem informações sobre o programa, pois é uma maneira fácil de obter um empréstimo, com as taxas de juros bem baixinhas e que cabem no bolso. Além disso, nos dá um suporte no momento de dificuldade, que ocorre principalmente no início do negócio”, pontuou.
O agente de crédito Pedro Sérgio Ribeiro Lopes, também conhecido como professor Pedrão, considera o programa uma ferramenta que possibilita aos microempreendedores caminhar com suas próprias pernas. “Esse é nosso objetivo e ele está sendo alcançado. É gratificante observar as pessoas contempladas dando passos largos e melhorando seu negócio”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, destaca a importância do programa. “O Microcrédito é um belo instrumento para fortalecer a economia local, principalmente ao pequeno e microempresário individual porque oferece condições muito abaixo das condições do mercado. Além disso, é uma iniciativa importante nesse sentido porque vai poder alavancar estes comerciantes que normalmente não tem condições de acessar os bancos”, completou.
O Programa Municipal de Microcrédito Produtivo Orientado, instituído pela Lei nº 1712, de 21 de setembro de 2017, está sob gestão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, via Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (FMDE), vinculado a uma coordenação específica de microcrédito. Mais detalhes podem ser obtidos na Casa do Empreendedor, bem em frente à Prefeitura.